INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, TEXTUAL DEEPFAKE E OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ERA DIGITAL

Autores

  • Elaine Ferreira Vidal Christian Business School
  • Diana de Azevedo Braga da Cruz UFRRJ
  • Eliane Ferreira Vidal UNIASSELVI
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20054

Palavras-chave:

Inteligência Artificial (IA). Textual Deepfake. Ensino de História.

Resumo

O presente artigo discute os impactos do uso da inteligência artificial (IA) no ensino de História, com foco nos desafios à construção do pensamento crítico e da autoria textual entre estudantes. A pesquisa buscou analisar as narrativas textuais de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de um município do Estado do Rio de Janeiro. O estudo consiste em uma abordagem qualitativa, em que 71 alunos do 8º e 9º anos de escolaridade, após a participação de uma sequência didática realizada através das aulas da disciplina de História, foram convidados a produzir um texto sobre a  história local do município onde vivem. A análise dos dados foi realizada através da observação direta e de ferramentas de detecção de uso de IA. Os resultados apontam que 66,6% dos textos apresentam conteúdo gerado por IA, enquanto apenas 33,3% foram produzidos de forma autoral pelos estudantes.  A partir da constatação, o conceito de textual deepfake, que se refere aos textos produzidos pelas máquinas, e que aparentemente são autênticos, não demonstram reflexão crítica. Diante dos resultados, concluímos que o uso da IA como ferramenta pedagógica nas aulas de História, precisa ser acompanhada de intencionalidade com ações de letramento digital que contribuam para o desenvolvimento do potencial autoria e pensamento crítico dos estudantes. 

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Biografia do Autor

Elaine Ferreira Vidal, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS).

Diana de Azevedo Braga da Cruz, UFRRJ

Graduada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Eliane Ferreira Vidal, UNIASSELVI

Graduada em Formação Pedagógica em Informática pela UNIASSELVI. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor Orientador Doutor em Ciências da Educação da Christian Business School (CBS).

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

Vidal, E. F., Cruz, D. de A. B. da, Vidal, E. F., & Coutinho, D. J. G. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, TEXTUAL DEEPFAKE E OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ERA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4432–4440. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20054