A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO CONTROLE DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO BRASIL

Autores/as

  • Emily Rodrigues dos Santos Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Fernanda Spagnol Paganotto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20049

Palabras clave:

Farmacêutico. Alimentos industrializados. Controle de qualidade. Segurança alimentar.

Resumen

O presente trabalho aborda a atuação do profissional farmacêutico no setor de alimentos industrializados no Brasil, com ênfase na sua contribuição para o controle de qualidade e segurança alimentar. A crescente preocupação com a saúde pública e a necessidade de garantir alimentos seguros para consumo têm ampliado o espaço de atuação desse profissional na indústria de alimentos. No entanto, ainda é pouco discutido como se dá, na prática, a inserção e valorização do farmacêutico nesse setor, o que levanta a seguinte questão: qual é o real papel do farmacêutico na indústria de alimentos e como ele contribui no controle da produção de alimentos? O objetivo geral deste estudo é analisar o papel do farmacêutico na cadeia produtiva de alimentos industrializados, especialmente nas etapas que envolvem controle de qualidade, análises laboratoriais e cumprimento das normas sanitárias. Os objetivos específicos envolvem contextualizar a profissão farmacêutica no Brasil, compreender sua atuação no controle de qualidade dos alimentos e apresentar o potencial do farmacêutico na indústria alimentícia. A metodologia aplicada baseou-se em pesquisa bibliográfica com artigos científicos obtidos nos sites Google Acadêmico, SciELO e resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O resultado esperado é destacar a importância da atuação farmacêutica nesse setor, contribuindo para alimentos mais seguros, além de fortalecer a visibilidade desse profissional no campo da indústria alimentícia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emily Rodrigues dos Santos, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduando em Farmácia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Fernanda Spagnol Paganotto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor-Orientador. Mestre em engenharia e ciências de alimentos. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor-Orientador, Graduado em sociologia, pela Universidade Paulista e Mestre em gestão social, educação e desenvolvimento regional no programa de pós-graduação SCRICTO SENSU da Universidade Vale do Cricaré-UNIVC, Coordenador do NTCC FACISA, avaliador da educação superior no BASis. 

Publicado

2025-06-25

Cómo citar

Santos, E. R. dos, Paganotto, F. S., & Pinto, E. V. (2025). A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO CONTROLE DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO BRASIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5124–5136. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20049