A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO CONTROLE DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO BRASIL

Autores

  • Emily Rodrigues dos Santos Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Fernanda Spagnol Paganotto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20049

Palavras-chave:

Farmacêutico. Alimentos industrializados. Controle de qualidade. Segurança alimentar.

Resumo

O presente trabalho aborda a atuação do profissional farmacêutico no setor de alimentos industrializados no Brasil, com ênfase na sua contribuição para o controle de qualidade e segurança alimentar. A crescente preocupação com a saúde pública e a necessidade de garantir alimentos seguros para consumo têm ampliado o espaço de atuação desse profissional na indústria de alimentos. No entanto, ainda é pouco discutido como se dá, na prática, a inserção e valorização do farmacêutico nesse setor, o que levanta a seguinte questão: qual é o real papel do farmacêutico na indústria de alimentos e como ele contribui no controle da produção de alimentos? O objetivo geral deste estudo é analisar o papel do farmacêutico na cadeia produtiva de alimentos industrializados, especialmente nas etapas que envolvem controle de qualidade, análises laboratoriais e cumprimento das normas sanitárias. Os objetivos específicos envolvem contextualizar a profissão farmacêutica no Brasil, compreender sua atuação no controle de qualidade dos alimentos e apresentar o potencial do farmacêutico na indústria alimentícia. A metodologia aplicada baseou-se em pesquisa bibliográfica com artigos científicos obtidos nos sites Google Acadêmico, SciELO e resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O resultado esperado é destacar a importância da atuação farmacêutica nesse setor, contribuindo para alimentos mais seguros, além de fortalecer a visibilidade desse profissional no campo da indústria alimentícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Rodrigues dos Santos, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduando em Farmácia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Fernanda Spagnol Paganotto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor-Orientador. Mestre em engenharia e ciências de alimentos. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor-Orientador, Graduado em sociologia, pela Universidade Paulista e Mestre em gestão social, educação e desenvolvimento regional no programa de pós-graduação SCRICTO SENSU da Universidade Vale do Cricaré-UNIVC, Coordenador do NTCC FACISA, avaliador da educação superior no BASis. 

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Santos, E. R. dos, Paganotto, F. S., & Pinto, E. V. (2025). A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO CONTROLE DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO BRASIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5124–5136. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20049