INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PRIMÁRIO: UMA PROPOSTA PARA 6ª CLASSE DA ESCOLA Nº 75/CUITO

Autores/as

  • Américo Mussolovela Emiliano Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Ana Paula Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19901

Palabras clave:

Educação Ambiental. Curriculo. Aprendizagem. Meio Ambiente. Ambiente.

Resumen

Este estudo investigou a integração da Educação Ambiental no currículo escolar primário da 6ª classe da Escola Primária nº 75 Santa Clara de Assis, em Cuito-Bié. O ponto de partida foi a constatação de algumas insuficiências na integração da Educação Ambiental na escola em referência, suscitando o seguinte problema: Como integrar a Educação Ambiental no currículo escolar primário da 6ª classe da Escola Primária nº 75 Santa Clara de Assis? Com base nesse questionamento, constituiu-se o seguinte objectivo: propor a integração da Educação Ambiental no curriculo da 6ª classe da escola em referência a fim de promover uma formação que prepare os alunos para se tornarem cidadãos conscientes ambientalmente. Para a concretização desse ideal, adoptou-se uma pesquisa descritiva com a abordagem qual quantitativa, evolvendo alunos, professores e direcção da escola, por meio de inquérito por questionário e entrevista. Os dados obtidos foram analisados em função do objectivo preconizado e das teorias pertinentes. Desta feita, os resultados apontaram que a escola possui a possibilidade de integrar os conteúdos de Educação Ambiental no currículo por meio do projecto pedagógico à luz do enfoque interdisciplinar e na base da flexibilidade curricular previstos nos artigos 13º e 41º do Decreto Presidencial nº 162/23, de 1 de Agosto, especificamente nas alíneas a), c) e h) e nos artigos 105º da Lei de Bases nº 32/20. Isso possibilita que a instituição adapte seu currículo às necessidades educacionais actuais e contribua para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Américo Mussolovela Emiliano, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Mestre em Ciências de Educação no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola.

Ana Paula, Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela

PHD, Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela - Angola.

Publicado

2025-07-07

Cómo citar

Emiliano, A. M., & Paula, A. (2025). INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PRIMÁRIO: UMA PROPOSTA PARA 6ª CLASSE DA ESCOLA Nº 75/CUITO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 660–683. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19901