INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PRIMÁRIO: UMA PROPOSTA PARA 6ª CLASSE DA ESCOLA Nº 75/CUITO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19901Palabras clave:
Educação Ambiental. Curriculo. Aprendizagem. Meio Ambiente. Ambiente.Resumen
Este estudo investigou a integração da Educação Ambiental no currículo escolar primário da 6ª classe da Escola Primária nº 75 Santa Clara de Assis, em Cuito-Bié. O ponto de partida foi a constatação de algumas insuficiências na integração da Educação Ambiental na escola em referência, suscitando o seguinte problema: Como integrar a Educação Ambiental no currículo escolar primário da 6ª classe da Escola Primária nº 75 Santa Clara de Assis? Com base nesse questionamento, constituiu-se o seguinte objectivo: propor a integração da Educação Ambiental no curriculo da 6ª classe da escola em referência a fim de promover uma formação que prepare os alunos para se tornarem cidadãos conscientes ambientalmente. Para a concretização desse ideal, adoptou-se uma pesquisa descritiva com a abordagem qual quantitativa, evolvendo alunos, professores e direcção da escola, por meio de inquérito por questionário e entrevista. Os dados obtidos foram analisados em função do objectivo preconizado e das teorias pertinentes. Desta feita, os resultados apontaram que a escola possui a possibilidade de integrar os conteúdos de Educação Ambiental no currículo por meio do projecto pedagógico à luz do enfoque interdisciplinar e na base da flexibilidade curricular previstos nos artigos 13º e 41º do Decreto Presidencial nº 162/23, de 1 de Agosto, especificamente nas alíneas a), c) e h) e nos artigos 105º da Lei de Bases nº 32/20. Isso possibilita que a instituição adapte seu currículo às necessidades educacionais actuais e contribua para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade ambiental.
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