A (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO DO TRABALHO RELACIONADO ÀS RELAÇÕES REGIDAS PELA LEI Nº 13.352/2016

Autores/as

  • Eric Ferraz Santos Centro Universitário Santo Agostinho
  • Rodrigo Araujo Saraiva Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19332

Palabras clave:

Direito do Trabalho. Pejotização. Salão-parceiro. Vínculo empregatício.

Resumen

O presente artigo analisa a aplicação do Direito do Trabalho nas relações estabelecidas entre profissionais da beleza e os donos de salões, à luz da Lei nº 13.352/2016 (Lei do Salão-Parceiro). A pesquisa problematiza a crescente utilização de estratégias como a pejotização, contratos de parceria e prestação de serviços para evitar o reconhecimento do vínculo empregatício e reduzir encargos trabalhistas e tributários. Observa-se que essas práticas, embora formalmente legais, podem ocasionar prejuízos aos profissionais ao afastar garantias históricas da legislação trabalhista. Nesse contexto, destaca-se o uso do Microempreendedor Individual (MEI) como instrumento de formalização, mas também de flexibilização das relações laborais. O estudo propõe uma análise crítica da Lei nº 13.352/2016, questionando seus efeitos na precarização das condições de trabalho no setor de beleza. Também são abordadas as noções de subordinação e parassubordinação, com o objetivo de verificar a existência de vínculo de emprego nas relações analisadas. A pesquisa parte de uma perspectiva histórica do Direito do Trabalho, ressaltando sua origem na proteção do trabalhador frente à desigualdade nas relações de poder. Conclui-se pela necessidade de se repensar a regulamentação do setor à luz dos princípios protetivos que norteiam o Direito do Trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eric Ferraz Santos, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente no Curso de Direito. Centro Universitário Santo Agostinho.

Rodrigo Araujo Saraiva, Centro Universitário Santo Agostinho

Professor de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Prática Jurídica Trabalhista e Direito Empresarial do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Publicado

2025-05-17

Cómo citar

Santos, E. F., & Saraiva, R. A. (2025). A (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO DO TRABALHO RELACIONADO ÀS RELAÇÕES REGIDAS PELA LEI Nº 13.352/2016 . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4190–4204. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19332