A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores/as

  • Enoque Estevão Gomes Christian Business School
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UFPB
  • Amanda Micheline Amador de Lucena UFCG
  • Carla Maria Dantas Oliveira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19250

Palabras clave:

Educação. Ensino da Geografia. Metodologia. Professor.

Resumen

O presente artigo trata acerca da prática docente relativa ao ensino da disciplina de geografia em nosso país, pois considera-se esta ciência um componente curricular aplicado nas escolas com significante relevância na educação básica. Em nossa pesquisa foi possível efetivar reflexões quanto ao ensino dessa matéria no contexto escolar, além disso discorremos sobre práticas metodológicas e as atribuições do professor da disciplina em sala de aula. Para implementar esta discussão, o artigo teve como objetivo debater as novas práticas docentes no ensino da geografia em nosso país. Deste modo, este estudo classifica-se em uma revisão bibliográfica com abordagem descritiva de cunho qualitativo, fazendo uso de análises de artigos e sites efetivando o levantamento de questões pertinentes ao tema. A pesquisa possibilitou o entendimento que o ensino de geografia pode ser instrumentalizado através de ferramentas inovadoras que busquem melhorar o processo de assimilação de conteúdos ministrados em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Enoque Estevão Gomes, Christian Business School

Doutor em Educação pela Christian Business School-CBS.

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UFPB

Doutora em Agronomia pela UFPB. 

Amanda Micheline Amador de Lucena, UFCG

Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. 

Carla Maria Dantas Oliveira, UFCG

Mestre em Ciências Sociais pela UFCG. 

Publicado

2025-05-23

Cómo citar

Gomes, E. E., Guimarães, M. M. B., Lucena, A. M. A. de, & Oliveira, C. M. D. (2025). A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6478–6486. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19250