O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

Autores/as

  • Thaís Maira de Moraes Zonta Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lucia Faber Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19222

Palabras clave:

Professor. Mediador. Epistemologia. Conhecimento.

Resumen

Esse estudo tem o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o papel do professor como mediador na construção do conhecimento, com base em reflexões epistemológicas. E os objetivos específicos se trata de entender sobre epistemologia; analisar como a articulação entre teoria e prática se manifesta nas práticas pedagógicas e compreender de que modo o professor pode atuar como mediador do conhecimento, superando a lógica da reprodução mecânica e instrumental da teoria. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa com objetivos denominados a chamada pesquisa descritiva, com natureza qualitativa, cujo procedimento de coleta de dados contemplará a pesquisa bibliográfica. Os resultados deixaram claro que a epistemologia é essencial para compreender os saberes docentes e que existe a necessidade de práticas reflexivas e interativas, que valorizem o pensamento crítico e o protagonismo do aluno e sobretudo que para ser mediador na construção do conhecimento o professor deve adotar uma postura ativa, crítica e contextualizada frente aos desafios contemporâneos.

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Biografía del autor/a

Thaís Maira de Moraes Zonta, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ensino Superior, Licenciatura em Educação Física, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Lucia Faber, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ensino Superior, Licenciatura em Filosofia, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Publicado

2025-05-15

Cómo citar

Zonta, T. M. de M., & Faber, L. (2025). O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3300–3309. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19222