JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA USUÁRIOS E DEPENDENTES DE DROGAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI Nº 11.343/2006

Autores/as

  • Vilma Silvestre Araujo Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18346

Palabras clave:

Legislação sobre Drogas. Atenção ao Usuário e Dependente de Drogas. Justiça Retributiva. Paradigma Restaurativo.

Resumen

O Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, instituído pela Lei nº 11.343/2006, juntamente com o procedimento penal aplicado conforme o artigo 28 da referida lei, prescreve medidas para a prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Essas medidas incluem advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e participação em programas ou cursos educativos. Além disso, pode ocorrer aconselhamento verbal pelo juiz e até mesmo aplicação de multa ao usuário ou dependente que se recusar, sem justificativa, a cumprir as medidas educativas impostas. Analisa-se que a nova lei cumpre com a objetividade jurídica, ao mesmo tempo em que trata as drogas como um problema de saúde pública que requer tratamento específico. Contudo, torna-se necessária a intervenção de um sistema complementar em busca de um novo paradigma através da Justiça Restaurativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vilma Silvestre Araujo, Veni Creator Christian University

Mestranda em ciências jurídicas Pela Veni Creator Christian University. Pós-graduada em direito penal e processual penal pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE - Recife/PE. Graduada em direito pela Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns/PE- AESGA. Servidora Pública do TJPE.

Publicado

2025-03-12

Cómo citar

Araujo, V. S. (2025). JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA USUÁRIOS E DEPENDENTES DE DROGAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI Nº 11.343/2006. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 781–792. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18346