IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS (MBP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Marcos Ribeiro Reis Christian Business School
  • Eudenise Marques Pereira Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17650

Palabras clave:

Metodologia Baseada em Projetos. Ensino Fundamental. Educação inovadora. Habilidades socioemocionais. Formação docente.

Resumen

A Metodologia Baseada em Projetos (MBP) tem se consolidado como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz, especialmente no Ensino Fundamental, ao promover um ensino mais dinâmico, colaborativo e alinhado às exigências do século XXI. Este estudo tem como objetivo investigar os desafios, experiências e perspectivas relacionadas à implementação da MBP na Escola Municipal Professora Maria Rosalina de Oliveira Pinho em Itapiranga-AM, uma instituição localizada em um contexto socioeconômico específico, onde a metodologia tem sido utilizada para transformar a prática pedagógica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, envolvendo professores, alunos e membros da equipe pedagógica da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, grupos focais com os alunos e análise de documentos, como relatórios de atividades e planos de aula. Os resultados revelam que a MBP tem promovido um aumento significativo no engajamento dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e uma aprendizagem mais significativa, além de estimular a interdisciplinaridade entre os conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios consideráveis, como a necessidade de formação contínua dos professores, a insuficiência de recursos pedagógicos e a resistência à mudança por parte de alguns profissionais. A pesquisa conclui que a MBP, quando implementada de maneira adequada e acompanhada por estratégias de suporte, pode transformar a prática educativa, fortalecendo a formação integral dos alunos e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como criatividade, pensamento crítico e colaboração.

Descargas

Biografía del autor/a

Marcos Ribeiro Reis, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação, Christian Business School.

Eudenise Marques Pereira, Universidad Del Sol

Doutora em Ciências da Educação, Universidad Del Sol.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Reis, M. R., & Pereira, E. M. (2024). IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS (MBP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3423–3444. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17650