EDUCAÇÃO E CONTABILIDADE GERENCIAL: CHAVES PARA A SUSTENTABILIDADE DAS MPES NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17233

Palabras clave:

Contabilidade Gerencial. Qualidade educacional. Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência.

Resumen

As micro e pequenas empresas desempenham um papel crucial na economia brasileira, mas enfrentam altos índices de mortalidade nos primeiros cinco anos de operação. A Contabilidade Gerencial é uma ferramenta estratégica capaz de promover a longevidade empresarial, mas sua aplicação enfrenta barreiras significativas, como a carência de educação gerencial e contábil. Este estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre o nível educacional das regiões brasileiras e a mortalidade ou longevidade das micro e pequenas empresas, utilizando a contabilidade gerencial como variável central de análise. Para isso, foi realizada uma pesquisa baseada em dados secundários, analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicaram que regiões com melhores níveis educacionais apresentam maiores taxas de sobrevivência empresarial, evidenciando a importância da educação para a adoção de práticas contábeis eficazes. Conclui-se que o fortalecimento da educação e a disseminação do uso estratégico da contabilidade gerencial podem ser determinantes para a sobrevivência e o crescimento sustentável de micro e pequenas empresas no Brasil.

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Biografía del autor/a

Joel de Freitas Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Ciências Contábeis. Universidade Estadual de Santa Cruz. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-0461-6798. 

Edenilton Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Prof. Esp. Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6849-8242. 

Solange Rodrigues dos Santos Corrêa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6849-8242. 

Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Souto, J. de F., Santana, E., & Corrêa, S. R. dos S. (2024). EDUCAÇÃO E CONTABILIDADE GERENCIAL: CHAVES PARA A SUSTENTABILIDADE DAS MPES NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3865–3893. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17233