O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS AUTISTAS

Autores/as

  • José Cristiano Lima de Freitas Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cristiane da Silva Reis Gondim Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Elissandra Campos Coelho Mcauchar Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Ítalo Martins Lôbo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Kevin Alves da Silva Faculdade de Vitória
  • Patric Devyd Gomes Vieira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17163

Palabras clave:

Jogos digitais. Habilidades sociais. Transtorno do Espectro Autista. Comunicação. Empatia.

Resumen

Esta pesquisa investigou como os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo foi analisar a eficácia dos jogos digitais no aprimoramento de habilidades como comunicação, empatia e resolução de conflitos. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com a análise de estudos existentes que abordaram o uso de jogos digitais no contexto educacional e terapêutico para crianças com TEA. Os resultados indicaram que os jogos digitais são eficazes no desenvolvimento dessas habilidades,  por proporcionarem um ambiente controlado e interativo que facilita a prática social. A pesquisa também identificou que, apesar dos benefícios, existem desafios, como a necessidade de adaptação dos jogos às especificidades de cada criança e a falta de uma base teórica no design desses jogos. As considerações finais apontaram que, embora os jogos digitais ofereçam um grande potencial, é necessário adaptar as ferramentas de acordo com as necessidades individuais das crianças com TEA e fortalecer a base teórica no desenvolvimento desses jogos. Recomenda-se, ainda, a realização de estudos longitudinais para avaliar os efeitos a longo prazo dos jogos digitais no desenvolvimento das habilidades sociais dessas crianças.

Biografía del autor/a

José Cristiano Lima de Freitas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Cristiane da Silva Reis Gondim, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação.Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Elissandra Campos Coelho Mcauchar, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Ítalo Martins Lôbo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Kevin Alves da Silva, Faculdade de Vitória

Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Faculdade de Vitória.

Patric Devyd Gomes Vieira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Educação Inclusiva. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Freitas, J. C. L. de, Gondim, C. da S. R., Mcauchar, E. C. C., Lôbo, Ítalo M., Silva, K. A. da, & Vieira, P. D. G. (2024). O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS AUTISTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5824–5839. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17163