A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS PARA REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • Antônio Pires de Carvalho Santos Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17151

Palabras clave:

Aprendizagem. Ensino. Integração cognitivo-afetiva.

Resumen

Considerando a influência dos aspectos afetivos, seja no ambiente familiar ou escolar, no desenvolvimento da criança e na sua formação escolar, pessoal e social, visando o seu melhor desempenho, o presente estudo teve como principal objetivo compreender como as relações afetivas podem contribuir para reduzir as dificuldades de aprendizagem que estão ligadas à problemática familiar. A metodologia utilizada foi um estudo de natureza básica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de campo na Escola Municipal Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura, localizada no município de São José do Belmonte, Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa foram os 05 professores do Ensino Fundamental II, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que quanto maior e efetivos forem os vínculos no ambiente da sala de aula, e da escola com a família, os resultados de aprendizagem serão melhores se houver a interação de todos os envolvidos neste processo, até porque, a aproximação permitirá o conhecimento sobre as verdadeiras necessidades e potencialidades de cada um, o que facilitará o desenvolvimento de propostas facilitadoras e eficazes na produção de conhecimentos. Foi apontado pelos professores que os estudantes apresentam dificuldade de interação, e que a escola busca realizar ações que possam reduzir a carência dos mesmos. Concluindo que a escola, o professor e demais integrantes da equipe pedagógica, precisam compreender que além de um ser aprendente, há no estudante um indivíduo com sentimentos, desejos, medos, frustrações, sonhos, etc., que precisa ser considerado em sua totalidade. A escola não pode ser compreendida simplesmente como um espaço de aglomeração de meros receptores de informações e conhecimentos, nela deve existir também o comprometimento com a pessoa, com isso, a afetividade deve tornar-se um aspecto sempre presente no contexto da sala de aula e no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Antônio Pires de Carvalho Santos, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora e Orientadora do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2024-12-11

Cómo citar

Santos, A. P. de C., & Martins, M. T. C. S. (2024). A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS PARA REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS NO AMBIENTE ESCOLAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2700–2724. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17151