ESTIMATIVA DE IDADE ATRAVÉS DA POLPA DENTÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Ailton Melo Lobo CESUPI
  • Laryssa Cristiane Lanes da Fonseca CESUPI
  • Maille Ferreira Nunes Rocha CESUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17091

Palabras clave:

Odontologia Legal. Antropologia Forense. Estimativa de idade de um indivíduo. Método de kvaal. Método de Cameriere. Polpa Dentária. Ciências forenses.

Resumen

Introdução: A Odontologia Legal aplica princípios odontológicos a contextos jurídicos, auxiliando na identificação humana, seja in vivo ou pós morte, e esclarecendo detalhes sobre a causa e o tempo de morte. Métodos forenses como os de Kvaal e Cameriere, que estimam a idade pela análise da polpa dentária, são eficazes em investigações periciais. Objetivo: revisar a literatura científica sobre os métodos de Kvaal e Cameriere utilizados na estimativa de idade por meio da análise da polpa dentária, discutindo sua eficácia e relevância para o trabalho pericial. Materiais e métodos: Foram analisados 30 artigos encontrados em bases como SciELO, PubMed e Google Acadêmico, selecionando-se 16 relevantes após critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Os métodos de Kvaal e Cameriere para estimativa de idade apresentam resultados variados conforme a população, tipo de dente e o exame radiográfico escolhido. O método de Kvaal mostrou maior precisão em adultos jovens, enquanto o de Cameriere teve sucesso moderado, especialmente em caninos.

Biografía del autor/a

Ailton Melo Lobo, CESUPI

Acadêmico de Odontologia. Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI). 

Laryssa Cristiane Lanes da Fonseca, CESUPI

Acadêmica em Odontologia. Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI)

Maille Ferreira Nunes Rocha, CESUPI

Professora/Orientadora do Curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Publicado

2024-11-27

Cómo citar

Lobo, A. M., Fonseca, L. C. L. da, & Rocha, M. F. N. (2024). ESTIMATIVA DE IDADE ATRAVÉS DA POLPA DENTÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 7113–7127. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17091