UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Wender Imperiano Ribeiro Soares Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17057

Palabras clave:

Educação Ambiental. Interdisciplinaridade. Metodologias Ativas.

Resumen

O presente artigo explora a aplicação de metodologias ativas no ensino de educação ambiental no contexto da interdisciplinaridade, visando torná-lo mais atrativo para uma geração hiperconectada. Justifica-se pela necessidade de superar o desinteresse causado pelo ensino tradicional e formar cidadãos conscientes e engajados. O estudo aborda conceitos teóricos e propõe práticas pedagógicas como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Fenômenos, Gamificação e Mapas Mentais. Os resultados indicam que a interdisciplinaridade, aliada às metodologias ativas, torna a educação ambiental mais significativa, conectando saberes e engajando estudantes. Conclui-se que a transformação do ensino requer esforço coletivo entre escolas, famílias e políticas públicas, promovendo uma educação que prepare os estudantes para os desafios ambientais contemporâneos.

Biografía del autor/a

Wender Imperiano Ribeiro Soares, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU) e professor de Geografia da Rede Pública do Estado da Paraíba.

Publicado

2024-11-26

Cómo citar

Soares, W. I. R. (2024). UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6926–6941. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17057