SAÚDE VERDE: APLICATIVO PARA FACILITAR O ACESSO DOS IDOSOS A INFORMAÇOES SOBRE REMÉDIOS CASEIROS E CHÁS

Autores/as

  • Guskov da Silva Coelho Universidade Ceuma
  • Edilson Silva Carlos Lima Universidade Ceuma
  • Yonara Costa Magalhães Universidade Ceuma
  • Jhonatan Araujo Queiroz Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16980

Palabras clave:

Saúde Verde. API Rest. Flutter.

Resumen

Este artigo aborda o desenvolvimento do Saúde Verde, um aplicativo que facilita o acesso de idosos a informações sobre chás, ervas e remédios caseiros. Desenvolvido com o framework Flutter, o aplicativo oferece uma interface amigável, compatível com Android e iOS. A comunicação eficiente entre o banco de dados e o back end é realizada por meio de uma API REST em Node.js, hospedada na Render.com para suportar múltiplos usuários simultâneos. A pesquisa seguiu uma metodologia aplicada exploratória, com foco em acessibilidade e usabilidade para idosos. Para avaliar o aplicativo, foi aplicado um questionário a 60 idosos, abordando a facilidade de navegação e acessibilidade. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, e os resultados indicaram uma alta aceitação, com sugestões de melhorias em contraste e tamanho dos botões. A conclusão destaca que o Saúde Verde é uma ferramenta confiável e útil para promover a saúde natural entre idosos, com potencial para evoluir e atender ainda melhor às necessidades desse público.

Biografía del autor/a

Guskov da Silva Coelho, Universidade Ceuma

Engenharia da Computação, Universidade Ceuma.

Edilson Silva Carlos Lima, Universidade Ceuma

Docente, Universidade Ceuma.

Yonara Costa Magalhães, Universidade Ceuma

Docente, Universidade Ceuma.

Jhonatan Araujo Queiroz, Universidade Ceuma

Docente, Universidade Ceuma.

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Coelho, G. da S., Lima, E. S. C., Magalhães, Y. C., & Queiroz, J. A. (2024). SAÚDE VERDE: APLICATIVO PARA FACILITAR O ACESSO DOS IDOSOS A INFORMAÇOES SOBRE REMÉDIOS CASEIROS E CHÁS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5810–5823. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16980