EXTRAÇÃO PREVENTIVA DOS TERCEIROS MOLARES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16819

Palabras clave:

Terceiro molar. Extração. Exodontia. Cirurgia. Cirurgião-Dentista.

Resumen

A remoção dos terceiros molares, conhecidos popularmente por “extração de siso”, é um procedimento realizado frequentemente dentro dos consultórios odontológicos, no entanto, a remoção dos terceiros molares de forma preventiva vem sendo debatida com incompatibilidade de opiniões entre os Cirurgiões Dentistas. A presente pesquisa vem tratar sobre o tema Extração Preventiva dos terceiros molares, visto a problemática acerca dos danos causados ao paciente na retenção prolongada desse órgão como lesões de cárie, reabsorção das raízes dos dentes adjacente, periocoronarite, aparecimento de cistos e tumores odontogênicos. No entanto indaga-se: é realmente viável aderir a extração preventiva dos terceiros molares? O objetivo geral deste Artigo Científico é descrever as indicações da extração preventiva dos terceiros molares. Em sequência apresentando os objetivos específicos em como avaliar as vantagens e desvantagens dessa escolha, bem como destacar as complicações, dificuldades e prejuízos geradas ao paciente a partir do procedimento cirúrgico. A metodologia escolhida para o trabalho e pesquisa bibliográfica documental é através do levantamento de referências bibliográficas e revisão de literatura da área de odontologia. Dentro dos resultados finais observa-se que a literatura é tendenciosa para a extração dos terceiros molares com alguma patologia associada, fazendo-se necessário um monitoramento periódico desse elemento a fim de visualizar um prognóstico sempre positivo ao paciente. Conclui-se então que cada paciente possui as suas particularidades anatômicas e é papel do profissional realizar o correto diagnóstico a fim de disponibilizar as alternativas de tratamento individual.

Biografía del autor/a

Deborah Duarte Santos, FACISA

Graduanda em Odontologia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA.

Florival Costa Junior, UNINASSAU

Graduado em Odontologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau;Especialista em odontologia hospitalar e saúde coletiva; Mestre em saúde, ambiente e biodiversidade; Doutorando em saúde coletiva. 

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré -UNIVC (2012 -2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em Biblioteconomia E Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Atualmente é coordenador da Biblioteca  da  Faculdade  de  Ciências  Sociais Aplicadas da Bahia.Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador  do  Sistema  CENSO  MEC  FACISA.  Coordenador do NTCC FACISA.  Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152. 

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Santos, D. D., Costa Junior, F., & Pinto, E. V. (2024). EXTRAÇÃO PREVENTIVA DOS TERCEIROS MOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4121–4136. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16819