O TELETRABALHO E OS DIREITOS TRABALHISTAS

Autores/as

  • Wesley Carvalho dos Santos UNIRG
  • Eliane Carvalho Falcão UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16799

Palabras clave:

Teletrabalho. Reforma Trabalhista. Direitos Trabalhistas.

Resumen

O teletrabalho se desenvolve com o avanço da tecnologia, e os meios telemáticos são fundamentais para essa nova modalidade de trabalho. Essa abordagem propõe melhorias tanto para os funcionários quanto para os empregadores, beneficiando também a economia e o meio ambiente. Embora o conceito já tenha sido contemplado no Brasil na década de 90, sua regulamentação aconteceu de forma tardia, apenas em 2017, durante a Reforma Trabalhista. Sua popularização se intensificou em razão da pandemia do COVID-19, quando o isolamento social se tornou uma prioridade de saúde pública. Assim, o assunto ganhou destaque nas discussões, levantando questões que não foram especificadamente abordadas pelo legislador nos cinco artigos que tratam do teletrabalho. Isso resultou em um aumento das demandas judiciais e em uma maior dificuldade para se alcançar decisões uniformes.

Biografía del autor/a

Wesley Carvalho dos Santos, UNIRG

Graduando no curso de Direito da Universidade de Gurupi- UNIRG.

Eliane Carvalho Falcão, UNIRG

Professora do curso de Direito da Universidade de Gurupi- UNIRG. Especialização em Direito do Consumidor; Tributário; Previdenciário; Gestão de Agronegócio; Direito Público.

Publicado

2024-11-14

Cómo citar

Santos, W. C. dos, & Falcão, E. C. (2024). O TELETRABALHO E OS DIREITOS TRABALHISTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3599–3618. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16799