INTERNAÇÕES E ÓBITOS POR ÚLCERAS GÁSTRICAS E DUODENAIS NO PARANÁ: PERSPECTIVA EPIDEMIOLÓGICA DA ÚLTIMA DÉCADA

Autores/as

  • Guilherme Henrique da Costa Ferreira Centro Universitário FAG
  • Gabriela Tamires da Conceição Centro Universitário FAG
  • Julia Dias Ribeiro Neta Centro Universitário FAG
  • Ivan Roberto Bonotto Orso Centro Universitário FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16750

Palabras clave:

Úlcera péptica. Epidemiologia. Internações hospitalares. Óbitos. Paraná.

Resumen

Este estudo analisa o perfil epidemiológico das internações e óbitos por úlceras gástricas e duodenais no Paraná entre 2014 e 2024, utilizando dados Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A análise revelou uma predominância de casos entre homens (65%) e indivíduos acima de 60 anos, indicando o envelhecimento e fatores de risco comportamentais como principais influências no agravamento dessas condições. Também foi observada maior incidência entre indivíduos brancos, mas com taxas relevantes entre pardos e negros, sugerindo desigualdades de acesso e tratamento. Além disso, aproximadamente 82% das internações não informam o regime de atendimento (público ou privado), destacando uma limitação nos dados. A vulnerabilidade aumentada entre homens e idosos aponta para a necessidade de políticas públicas focadas na prevenção e manejo dos fatores de risco, incluindo o uso de anti-inflamatórios, tabagismo e consumo de álcool. Assim, o estudo contribui para o planejamento de ações preventivas e uma gestão mais eficaz dos recursos de saúde pública voltada aos grupos de maior risco.

Biografía del autor/a

Guilherme Henrique da Costa Ferreira, Centro Universitário FAG

Aluno do oitavo período de medicina do Centro Universitário FAG. 

Gabriela Tamires da Conceição, Centro Universitário FAG

Aluna do oitavo período de medicina do Centro Universitário FAG. 

Julia Dias Ribeiro Neta, Centro Universitário FAG

Aluna do oitavo período de medicina do Centro Universitário FAG.  

Ivan Roberto Bonotto Orso, Centro Universitário FAG

Professor de Cirurgia e Gastroenterologia do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz FAG.Médico Especialista em Cirurgia do Ap. Digestivo e Endoscopia, Doutor em Ciências em Gastroenterologia USP. Orientador. Coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital São Lucas FAG.Diretor do Serviço de Endoscopia Terapêutica do Hospital São Lucas – FAG. Médico Endoscopista Terapêutico do Hospital do Câncer de Cascavel – UOPECCAN.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Ferreira, G. H. da C., Conceição, G. T. da, Ribeiro Neta, J. D., & Orso, I. R. B. (2024). INTERNAÇÕES E ÓBITOS POR ÚLCERAS GÁSTRICAS E DUODENAIS NO PARANÁ: PERSPECTIVA EPIDEMIOLÓGICA DA ÚLTIMA DÉCADA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3019–3033. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16750