ESTELIONATO RELIGIOSO: UMA SÍNDROME BRASILEIRA

Autores/as

  • Lucas Vinícius Aciole da Silva Neves UNIFSA
  • Marcus Vinícius do Nascimento Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16605

Palabras clave:

Abuso religioso. Manipulação da Fé. Posição Legal.

Resumen

O presente artigo busca tratar de um tema de impacto crescente e que ainda é insuficientemente debatido nos ambientes legislativos e judiciais, mas que impactam a vida de milhões. O uso da religião e da Fé para manipulação e extorsão das massas. Sob o vértice da Constituição Federal dos direitos assegurados pela ONU e o que se pode extrair do Código Penal, busca entender como a normativa jurídica se posiciona entre o dilema da liberdade religiosa ante à tudo e os limites da prática religiosa e consequentemente o impacto das más-condutas na vida de milhões de brasileiros, será feito através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando como base livros, artigos científicos e normas, pontuando que a jurisdição brasileira ainda não apresenta legislação específica e resposta consistente para tais questionamentos, demonstrando ainda mais a urgência do debate sobre essa temática.

Biografía del autor/a

Lucas Vinícius Aciole da Silva Neves, UNIFSA

Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. 

Marcus Vinícius do Nascimento Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Direito no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS.

Publicado

2024-11-06

Cómo citar

Neves, L. V. A. da S., & Lima, M. V. do N. (2024). ESTELIONATO RELIGIOSO: UMA SÍNDROME BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1258–1268. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16605