O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SEUS IMPACTOS SOCIAIS NA CLASSE MINORITÁRIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASIL NO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Miquéias Conceição da Cruz FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA
  • Jackson Cordeiro de Almeida FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16529

Palabras clave:

Reserva do Possível. Deficientes. Acessibilidade.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos sociais da aplicação do princípio da Reserva do Possivel na classe minoritária dos deficientes visuais no Brasil no século XXI, levando em conta que a legislação atribui ao Estado meios para que haja a inclusão dessa classe a todos os serviços e locais no âmbito social. Sendo assim, foi levantado a seguinte discriminação: Quais os impactos do Princípio da Reserva do Possível na classe minoritária de pessoas com deficiencia visual no Brasil no século XXI? Por conseguinte, em busca de soluções para o problema em questão, se terá por objetivo geral expor como a má aplicação do principio da reserva do possivel contribuiu para o aumento considerável de deficiências no acesso dessa classe aos serviços essenciais para todo ser humano, e tendo como objetivos específicos mostrar os tipos de prejuízos, e os fatores que contribuem para essas deficiências da sociedade e trazer medidas para a sua resolução. No tocante a metodologia, esta pesquisa usará a pesquisa bibliográfica, documental e análise de dados estatísticos, analisandos casos ocorridos, sendo este de cunho qualitativo, onde levará a legislação pertinente ao tema. Portanto, esse artigo visa apontar as consequências que essas alegações governamentais suscitando o Princípio da Reserva do Possível tem causado na classe dos deficientes visuais, estudando também as medidas de conscientização e ações efetivas para diminuir os prejuízos, bem como a análise em legislação específica no âmbito brasileiro.

Biografía del autor/a

Miquéias Conceição da Cruz, FACISA

Graduando em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA).

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIblioteconomia e documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP.Orcid:0000-0003-1652-8152. 

Jackson Cordeiro de Almeida, FACISA

Doutor em Educação Holística pela FACISC do Chile. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - FVC (2012 - 2014) Especialista em Gestão Escolar. (2008). Especialista em Filosofia e Sociologia. Especialista em Inspeção Institucional Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (2005). Diretor dos Polos EAD da Unopar de Ilhéus e Itabuna de 2006. Diretor Acadêmico Geral da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2011). Procurador Institucional, Professor Titular de Filosofia Geral, Filosofia Jurídica, Antropologia e Sociologia da FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. 

Publicado

2024-11-05

Cómo citar

Cruz, M. C. da, Pinto, E. V., & Almeida, J. C. de. (2024). O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SEUS IMPACTOS SOCIAIS NA CLASSE MINORITÁRIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASIL NO SÉCULO XXI . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 778–791. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16529