AMBIENTE DIGITAL NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO MODELO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Alysson Felype Martins Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alexandra Alves Wanderley Universidad de la Empresa
  • Bruno Gomes Rodrigues Neves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carina Pasini Col Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Maria Lúcia Vinco Faculdade Européia de Vitória
  • Rita Cantarella Ribeiro UNIUBE
  • Romilda Alves Rodrigues Dias MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16507

Palabras clave:

Educação digital. Tecnologias educacionais. Inteligência artificial. Gamificação. Desigualdade de acesso.

Resumen

Este estudo analisou as vantagens, os desafios e os riscos do ambiente digital para a educação, com foco no modelo educacional contemporâneo inserido no espaço tecnológico. A investigação buscou compreender como as tecnologias digitais influenciam o processo educacional, destacando aspectos positivos, como a personalização do aprendizado e o engajamento dos alunos, bem como os riscos, como a desigualdade de acesso e as questões éticas relacionadas à privacidade dos dados. A pesquisa utilizou uma metodologia bibliográfica, baseando-se em literatura especializada e fontes acadêmicas para analisar ferramentas como inteligência artificial, gamificação e realidade virtual. A análise evidenciou que, apesar das oportunidades proporcionadas pelas tecnologias digitais para o ensino, é necessário um planejamento para equilibrar a adoção dessas inovações com a preservação da interação humana e a promoção da inclusão digital. Por fim, este estudo ressaltou a importância de novas pesquisas para compreender os impactos a longo prazo dessas tecnologias na educação.

Biografía del autor/a

Alysson Felype Martins Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alexandra Alves Wanderley, Universidad de la Empresa

Mestre em Ciência da Educação, Universidad de la Empresa (UDE).

Bruno Gomes Rodrigues Neves, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Carina Pasini Col, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Maria Lúcia Vinco, Faculdade Européia de Vitória

Especialista em Alfabetização e Letramento, Faculdade Européia de Vitória (FAEV).

Rita Cantarella Ribeiro, UNIUBE

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Romilda Alves Rodrigues Dias, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação, Must University (MUST).

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Souza, A. F. M., Wanderley, A. A., Neves, B. G. R., Col, C. P., Vinco, M. L., Ribeiro, R. C., & Dias, R. A. R. (2024). AMBIENTE DIGITAL NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO MODELO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5513–5520. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16507