A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16428Palabras clave:
Currículo inclusivo. Transtorno do espectro autista. Educação especial, adaptações curriculares. Inclusão escolar.Resumen
Este trabalho examina a relevância do currículo inclusivo no ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando obstáculos e perspectivas futuras. A meta principal foi explorar como as modificações curriculares podem fomentar uma educação mais eficaz e inclusiva para alunos com TEA. A técnica utilizada envolveu uma revisão bibliográfica sistemática, de caráter qualitativo, utilizando bases de dados acadêmicos e dando prioridade às publicações dos últimos dez anos. A pesquisa analisa várias facetas do currículo inclusivo, abrangendo estratégias de ensino distintas, adaptações de conteúdo e avaliações adaptáveis. Os resultados apontaram que a melhoria adequada de currículos inclusivos pode melhorar consideravelmente o envolvimento, o aprendizado e a integração social de estudantes com TEA. Ressaltou-se a relevância de métodos multissensoriais, a inclusão de interesses particulares dos estudantes e a utilização de recursos visuais e tecnológicos. Porém, obstáculos como a ausência de capacitação docente especializada, recursos escassos e a exigência de personalização foram identificados como obstáculos específicos. O estudo também destacou a relevância do trabalho conjunto entre diferentes disciplinas na criação e execução do currículo inclusivo. Foi estabelecido que o currículo inclusivo desempenha um papel crucial na educação de estudantes com TEA, contudo, sua efetividade está atrelada a uma estratégia integral que leva em conta as necessidades individuais dos estudantes, a capacitação dos professores e o apoio institucional. A pesquisa enfatiza a importância de investir em capacitação profissional, recursos de ensino adaptáveis e estudos futuros para o progresso na construção de ambientes educacionais genuinamente inclusivos para estudantes com TEA.
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