CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA APÓS A PANDEMIA NO BRASIL

Autores/as

  • José Augusto Souza Gomes da Silva Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School-CBS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16300

Palabras clave:

Ensino à Distância. Acessibilidade. Inovações Tecnológicas. Qualidade do Ensino.

Resumen

Este artigo analisa o crescimento do ensino à distância (EaD) no Brasil, com foco nas transformações ocorridas após a pandemia de COVID-19. A crise sanitária acelerou uma tendência já emergente, resultando em um aumento significativo nas matrículas, que saltaram de 1,6 milhão em 2019 para aproximadamente 2,9 milhões em 2021. As vantagens do EaD, como flexibilidade, acessibilidade e a diversidade de cursos oferecidos, tornaram-se atraentes para um amplo espectro de estudantes. Contudo, os desafios persistem, incluindo a qualidade do ensino, a desigualdade no acesso às tecnologias e a formação de docentes. As inovações tecnológicas, como o uso de plataformas online e metodologias ativas, têm potencializado a experiência educacional, mas a sua eficácia depende da inclusão digital e da melhoria contínua dos processos pedagógicos. O futuro do EaD no Brasil parece promissor, demandando um compromisso coletivo com a excelência e a equidade na educação, visando garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade, independentemente de suas condições socioeconômicas.

Biografía del autor/a

José Augusto Souza Gomes da Silva, Christian Business School

Mestre em Engenharia Mecânica, IFSP, Brasil. Doutorando em Ciência da Educação pela Christian Business School-CBS, Flórida, Estados Unidos. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School-CBS

Doutor em Biologia, UFPE, Brasil. Prof.°Dr° do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação Christian Business School-CBS, Flórida, Estados Unidos.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Silva, J. A. S. G. da, & Coutinho, D. J. G. (2024). CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA APÓS A PANDEMIA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3714–3722. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16300