O IMPACTO DAS TELAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores/as

  • Irinez Tairene da Silva FAESC
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra UFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16122

Palabras clave:

Telas. Desenvolvimento e Aprendizagem. Tecnologia.

Resumen

A seguinte pesquisa tem como objetivo ampliar os debates a respeito dos prejuízos do consumo de telas no processo de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância. Por se tratar de uma fase crucial para o desenvolvimento, compreender os danos referente a exposição prolongada é essencial, visto que, vivemos numa era digital e os aparelhos proporcionam praticidade, sendo inseridos no cotidiano familiar, facilitando o acesso por crianças. A metodologia aplicada foi a pesquisa exploratória, de caráter qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e entrevista estruturada. Os resultados indicaram que o consumo precoce e em excesso pode causar prejuízos no desenvolvimento biológico, psicológico e social das crianças, afetando principalmente as áreas de concentração e memoria, agitação e prejuízo no sono, tornando esse cenário um desafio para família e escola. Por fim, há muitas lacunas a serem explorada, tornando necessária que mais pesquisas sejam realizadas para contribuir com a discursão.

Biografía del autor/a

Irinez Tairene da Silva, FAESC

Graduando do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC, 

Maria Aparecida Dantas Bezerra, UFAL

Professor. orientador.Dra. Em educação pela Faculdade UFAL.

Publicado

2024-10-16

Cómo citar

Silva, I. T. da, & Bezerra, M. A. D. (2024). O IMPACTO DAS TELAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2596–2609. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16122