ECOS DO SUL: A HERANÇA MUSICAL DO HARLEM RENAISSANCE NA POESIA DE NOÉMIA DE SOUSA

Autores/as

  • Victor Gil Mazzoleni Reis CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15942

Palabras clave:

Poesia. Moçambique. Noémia de Sousa. Harlem.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar como ocorre o diálogo da poesia de Noémia de Sousa com os gêneros musicais do Harlem Renaissance e qual a sua relevância para o cenário colonial em Moçambique. Para isso, tomaremos como base os poemas “Deixa passar o meu povo”, “Patrão” e “A Billie Holiday, cantora”, compilados na obra Sangue Negro (SOUSA, 2016) que serão analisados à luz da crítica de Bosi (1977), Gilroy (2001), Fonseca (2003) e Cabaço (2009). O estudo aponta que as vozes do Harlem contribuíram para a intensificação dos ideais de luta e valorização das raízes africanas, através das seguintes características presentes nos poemas da autora: musicalidade, marcada pelas rimas, exclamações e variação nos padrões de entonação e de ritmo; e intertextualidade com as canções e vozes afro-americanas, citando Paul Robeson e Marian Anderson, cantores do gênero spirituals,  como aliados  na luta contra o colonialismo e na propagação do movimento da Negritude.

Biografía del autor/a

Victor Gil Mazzoleni Reis, CEFET/RJ

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Inglês no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Publicado

2024-10-03

Cómo citar

Reis, V. G. M. (2024). ECOS DO SUL: A HERANÇA MUSICAL DO HARLEM RENAISSANCE NA POESIA DE NOÉMIA DE SOUSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 551–563. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15942