ECOS DO SUL: A HERANÇA MUSICAL DO HARLEM RENAISSANCE NA POESIA DE NOÉMIA DE SOUSA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15942Palabras clave:
Poesia. Moçambique. Noémia de Sousa. Harlem.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar como ocorre o diálogo da poesia de Noémia de Sousa com os gêneros musicais do Harlem Renaissance e qual a sua relevância para o cenário colonial em Moçambique. Para isso, tomaremos como base os poemas “Deixa passar o meu povo”, “Patrão” e “A Billie Holiday, cantora”, compilados na obra Sangue Negro (SOUSA, 2016) que serão analisados à luz da crítica de Bosi (1977), Gilroy (2001), Fonseca (2003) e Cabaço (2009). O estudo aponta que as vozes do Harlem contribuíram para a intensificação dos ideais de luta e valorização das raízes africanas, através das seguintes características presentes nos poemas da autora: musicalidade, marcada pelas rimas, exclamações e variação nos padrões de entonação e de ritmo; e intertextualidade com as canções e vozes afro-americanas, citando Paul Robeson e Marian Anderson, cantores do gênero spirituals, como aliados na luta contra o colonialismo e na propagação do movimento da Negritude.
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