LUDOTECA: UM ESPAÇO PARA A LUDICIDADE

2.ª edição

Autores/as

  • Erotildes Romana de Amorim Arruda Faculdade Integradas de Cuiabá-FIC
  • Lucinete Maria de Amorim Gregório Anhanguera

Palabras clave:

Aprendizagem. Brincar. Criança. Educação. Ludicidade. Ludoteca.

Resumen

É inegável que o jogo está presente nos mais diversos contextos, na escola, em casa, onde quer que as crianças estejam. Para eles, brincar é algo mais do que natural. É por isso que não podemos deixar de falar das crianças sem envolver as suas brincadeiras. O brincar promove o desenvolvimento infantil, por meio do qual as crianças podem aprender mais facilmente com jogos e brincadeiras, pois além da atividade física, promove a estimulação intelectual e social.
A ludicidade pode surgir em qualquer ambiente educacional, mas também existe um local específico para a prática de brincadeiras infantis, a brinquedoteca ou a brinquedoteca, local onde a pesquisa se propõe a estudar.
A Brinquedoteca é um espaço que proporciona atividades divertidas, lúdicas e mágicas para as crianças, repleta de brincadeiras, brinquedos e brincadeiras que possibilitam o desenvolvimento educacional e social das crianças por meio de atividades lúdicas. As crianças podem escolher o que querem fazer na brinquedoteca ou participar de sugestões pré-planejadas.
É importante incentivar o ato de brincar. Muitas atividades podem ser desenvolvidas na brinquedoteca e como diz Santos (1997), esse ambiente é criado para as crianças com o objetivo de desenvolver as habilidades criativas das crianças e possibilitar a construção do conhecimento.
Os educadores, neste espaço lúdico, desempenham um papel importante no resgate das brincadeiras infantis, recomendando atividades que estimulem o desenvolvimento intelectual e social das crianças. Porque muitas crianças são privadas do direito de brincar, às vezes porque têm que trabalhar para sustentar suas famílias, outras vezes não pode brincar na rua, por medo da violência, pela redução do espaço de recreação ao ar livre, pela proliferação dos videogames, pelo acelerado início da idade adulta, entre outras possibilidades. O pedagogo pode atuar de forma inovadora, sempre criando novas situações/atividades imbuídas de ludicidade.
Assim contribuindo com essas atividades e tornar este espaço bem planejado e amplamente disponível, este estudo investigou a importância das atividades desenvolvidas na Ludoteca para o processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Sabendo da importância dessas atividades para o desenvolvimento da criança, propusemos um estudo para este livro:
Quais atividades são desenvolvidas na brinquedoteca?
Como este espaço contribui para a aprendizagem das crianças?
A brinquedoteca, dependendo de suas atividades, pode estimular o interesse da criança pela cultura, entretenimento, jogos e leitura. Desperta nas crianças o senso de responsabilidade e respeito pelo que não é seu, ao lado da socialização que ocorre nas interações com outras crianças e com o meio ambiente.
Deve ser um ambiente acolhedor, estimulante, agradável, envolvente, preparado para estimular o brincar, permitindo o acesso a uma ampla variedade de jogos, brinquedos, atividades lúdicas e jogos.
Nesse sentido, o educador pode ser um profissional qualificado para esse trabalho, permitindo que as atividades lúdicas contribuam para o desenvolvimento das crianças, além do ensino superior, o educador pode e deve sempre atualizar o jogo e aprender através novas estratégias de ensino.
É essencial resgatar a ludicidade de cada criança. A principal função de uma brinquedoteca é incentivar a brincadeira e respeitar as necessidades das crianças. Além de proteger os direitos das crianças, as brinquedotecas se esforçam para estimular a criatividade e a espontaneidade das crianças, muitas vezes ameaçadas pela tecnologia educacional de massa.
Os educadores devem mostrar-lhe tudo o que ela é capaz e proporcionar um espaço onde as crianças possam brincar o quanto quiserem desenvolver a criatividade, inteligência, socialização, desenvolver o potencial infantil.
Neste livro, primeiramente abordamos teoricamente a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, no próximo capítulo contextualizamos um espaço lúdico, brinquedoteca/brinquedoteca, assim este livro contribuiu para ajudar a entender mais sobre o jogo, principalmente em seu próprio espaço a Brinquedoteca, e sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como demonstrar apreço pelo brincar.

Biografía del autor/a

Erotildes Romana de Amorim Arruda, Faculdade Integradas de Cuiabá-FIC

Pós-graduada pela Faculdade Integradas de Cuiabá -  FIC em Educação Infantil e Especial. Licenciada em Pedagogia para Educação Infantil na UFMT.

Lucinete Maria de Amorim Gregório, Anhanguera

Pôs-graduação em Educação Infantil e Especial, Faculdade Invest. Pedagogia pela Anhanguera.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

Arruda, E. R. de A., & Gregório, L. M. de A. (2024). LUDOTECA: UM ESPAÇO PARA A LUDICIDADE: 2.ª edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–94. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15760

Número

Sección

E-books