CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS VOLTADOS PARA PACIENTES COM CÂNCER PRIMÁRIO DE CORAÇÃO

Autores/as

  • Yara Dias Alves Universidade Nílton Lins
  • Pricila Silva Cordeiro Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15704

Palabras clave:

Câncer. Coração. Condutas. Fisioterapia

Resumen

O câncer é uma patologia, cuja, características principais é a proliferação de células nos órgãos e tecidos, independente da região onde surgiu o tumor. Para tanto, este artigo traz como temática: Condutas fisioterapêuticas voltados para pacientes com câncer primário de coração. O objetivo geral foi descrever as condutas fisioterapêuticas acerca a serem adotadas em pacientes acometidos pelo câncer de coração. É uma revisão de literatura, de natureza qualitativa a partir de estudos baseados em sites como LILACS, Scielo, Medline/pubmed, BIREME e google acadêmico. Neste viés, o estudo apontou que a atuação do Fisioterapeuta a fisioterapia oncológica enfrenta diversos desafios específicos devido à complexidade e particularidades dos pacientes com câncer, mas é de grande importância na vida destes pacientes. Seu papel abrange desde o diagnóstico até as fases mais graves da doença, baseado em condutas a fim de amenizar a dor ocasionada pela doença. Neste viés, salienta-se que os profissionais da fisioterapia precisam ter conhecimento a respeito malefícios advindos do câncer, possibilidades de tratamento e as possíveis condutas a serem adotadas, no entanto, se faz necessário mais estudos do Câncer de Coração, pois, não foram encontrados artigos recentes publicados.

Biografía del autor/a

Yara Dias Alves, Universidade Nílton Lins

Graduanda do curso de fisioterapia, Universidade Nílton Lins.

Pricila Silva Cordeiro, Universidade Nilton Lins

Orientadora e docente do curso de  fisioterapia. Coordenadora pedagógica do curso de medicina da Universidade Nilton Lins.

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

Alves, Y. D., & Cordeiro, P. S. (2024). CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS VOLTADOS PARA PACIENTES COM CÂNCER PRIMÁRIO DE CORAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2431–2444. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15704