SÍNDROME DE BURNOUT - CONCEITOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A MEDIAÇÃO CLÍNICA POR MEIO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores/as

  • Eleandro de Souza Cabral Uniensino
  • Rosa Kioko Ilda da Silva UniEnsino
  • Diego da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15654

Palabras clave:

Síndrome de Burnout. Sociedade do Cansaço. Psicologia. Qualidade de Vida. Terapia Cognitivo-Comportamental.

Resumen

É significativo o crescimento da incidência da Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional entre trabalhadores das mais diversas profissões na atualidade. Face ao impacto direto e negativo no âmbito pessoal e organizacional, a presente pesquisa tem como objetivo o de investigar as relações inerentes a patologia e questões relacionadas ao contexto contemporâneo, compreendendo abordagem temática sobre a leitura do filósofo Byng-Chul Han sobre a sociedade, a qual, o mesmo denomina como “Sociedade do Cansaço”. Será apresentado uma discussão acerca de como seus fundamentos de positividade e busca por desempenho se traduzem em um individualismo autista que assume uma condição multidimensional de estresse crônico. Esta pesquisa possui caráter bibliográfico, e efetiva uma análise acareando o posicionamento consequencialista do sujeito de desempenho frente ao descompasso do ethos cultural, do vazio ético, e a violência psíquica que se denota do excesso de positividade e autoexploração. Intenciona refletir a patologia do esgotamento crônico na vida do trabalhador, ressaltando que este, se torna explorador e, ao mesmo tempo, explorado. Sugerimos proposta de autorregularão por meio da Terapia Cognitivo Comportamental como possibilidade de mediação responsável que atenda cuidados entre os desafios cotidianos de um ser consciente de si e a complexa área de tensão entre interesses e demandas do sujeito de desempenho.

Biografía del autor/a

Eleandro de Souza Cabral, Uniensino

Psicólogo graduado pela Instituição Uniensino de Curitiba, Mestre em Educação pelo Centro Universitário Internacional, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Neuropsicologia pela Universidade do Norte do Paraná, Pós-Graduado em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química pela Universidade do Norte do Paraná, Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pós-Graduado em Ensino Religioso, Graduado em Marketing pela Faculdade Estácio de Curitiba.

Rosa Kioko Ilda da Silva, UniEnsino

Aluna do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor Orientador, Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Camões, Graduado em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Psicologia da Saúde pelo Conselho Federal de Psicologia, Psicólogo Clínico, Psicólogo do núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) e Ouvidoria do Instituto de Ensino Superior Anchieta, Pesquisador em Psicologia Hospitalar e Docência no ensino superior e pós-graduação. CRP/08: 20229.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

Cabral, E. de S., Silva, R. K. I. da, & Silva, D. da. (2024). SÍNDROME DE BURNOUT - CONCEITOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A MEDIAÇÃO CLÍNICA POR MEIO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1894–1919. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15654