METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVAS ATITUDES PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Mislene Rosa dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Claudiney Nunes de Lima Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15587

Palabras clave:

Metodologias Ativas. Aluno. Ludicidade.

Resumen

O presente artigo aborda a importância das metodologias ativas durante o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, no ensino fundamental - anos finais, a fim de trazer uma reflexão para uma superação das dificuldades de aprendizagem, tendo em vista que após a pandemia COVID-19, os alunos em sua maioria retornaram às aulas presenciais com uma grande lacuna na aprendizagem. Foram feitas análises de como o professor pode contribuir utilizando as metodologias ativas, a ludicidade, por meio de projetos, para a solução de problemas vinculados a essa defasagem de aprendizagem. Assim, pretende superar as dificuldades apresentadas pelos alunos, e adaptar os seus conhecimentos, demonstrando domínio das aptidões e competências exigidas para cada ano que frequentam. Enfatiza a necessidade de novas práticas pedagógicas nas escolas e nos educadores, que se dediquem à formação de indivíduos, capazes de desenvolver continuamente mecanismos e ações eficazes para formar os alunos, dar-lhes mais autonomia no pensar, e ensiná-los a expressar seus próprios pensamentos e opiniões. A revisão bibliográfica fornece um referencial teórico para a discussão sobre o tema.

Biografía del autor/a

Mislene Rosa dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em licenciatura em Matemática. Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP – MG.

Claudiney Nunes de Lima, Universidade Federal de São João Del Rei

Orientador do CEAD/UFOP e professor da Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ – MG.

Publicado

2024-09-10

Cómo citar

Santos, M. R. dos, & Lima, C. N. de. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVAS ATITUDES PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1423–1441. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15587