A REVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL PELA NEUROCIÊNCIA

Autores/as

  • Simone Aparecida Silva Instituto Superior Pedagógico
  • Ítalo Martins Lôbo Must University
  • Lea Maria Bomfim Andrade Medeiros undação Visconde de Cairu
  • Manoel Raimundo de Sousa Neto Universidade Autônoma de Assunção-UAA
  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Ziza Silva Pinho Woodcock Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15450

Palabras clave:

Neurociência. Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Estratégias Educacionais.

Resumen

Este estudo investigou como a neurociência e as tecnologias educacionais puderam ser integradas para potencializar a aprendizagem, destacando o papel dos professores e dos estudantes nesse processo. O problema abordado foi a carência de estratégias educativas baseadas na neurociência que utilizem tecnologias modernas para melhorar a aprendizagem. O objetivo geral foi explorar como a neurociência e as tecnologias educacionais poderiam ser integradas para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento do estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura, analisando estratégias tecnológicas como ambientes virtuais de aprendizagem, gamificação, realidade aumentada, realidade virtual e ferramentas de avaliação adaptativa. Os principais achados indicaram que essas tecnologias, quando aplicadas com base nos conhecimentos da neurociência, poderiam proporcionar um aprendizado personalizado e eficaz. As considerações finais destacaram a importância da formação contínua dos professores e do engajamento ativo dos estudantes para a implementação bem-sucedida dessas estratégias. Concluiu-se que, embora os resultados sejam promissores, há necessidade de pesquisas adicionais para explorar a eficácia dessas tecnologias em diferentes contextos educacionais. Estudos futuros são essenciais para desenvolver práticas educativas ainda inclusivas e eficazes.

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Biografía del autor/a

Simone Aparecida Silva, Instituto Superior Pedagógico

Mestra em Pedagogia Profissional. Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica Professional.

Ítalo Martins Lôbo, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST). 1960 NE 5th Ave, Boca Raton, FL 33431, Estados Unidos.

Lea Maria Bomfim Andrade Medeiros, undação Visconde de Cairu

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Fundação Visconde de Cairu.

Manoel Raimundo de Sousa Neto, Universidade Autônoma de Assunção-UAA

Mestrando em Ciência da Educação. Universidade Autônoma de Assunção-UAA.

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Mestra em Ciências da Educação.  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS.

Ziza Silva Pinho Woodcock, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciências da Educação.  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS.

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Silva, S. A., Lôbo, Ítalo M., Medeiros, L. M. B. A., Sousa Neto, M. R. de, Teixeira, M. L. L. D., & Woodcock, Z. S. P. (2024). A REVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL PELA NEUROCIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3607–3614. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15450