DEZ ANOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores/as

  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • André Cristóvão Sousa UNESP
  • Luan Felipe Momo PROFMAT
  • Emanuella Silveira Vasconcelos PUCRS
  • Luciano Roberto da Silva Leal Universidade de Pernambuco
  • Peterson Ayres Cabelleira UNIPAMPA
  • Sara Maria Souza Nogueira IFG
  • Moniele de Fátima Diniz UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15274

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação. Equidade. Políticas Educacionais. Metas Educacionais. Qualidade da Educação.

Resumen

Este artigo propõe, de maneira criteriosa, analisar os dez anos da implementação do Plano Nacional de Educação no Brasil, com objetivo na avaliação das 20 metas previstas em 2014. Esta análise baseia-se numa metodologia qualitativa de revisão bibliográfica e análise documental, em que se investigam os avanços, desafios persistentes e lacunas na execução das metas propostas neste plano. O trabalho compreende que, embora tenhamos conquistas em termos de aumento de acesso à educação, as questões de qualidade e equidade permanecem complexas e sérias. Por fim, não menos importante, os autores propõem um compromisso renovado com o devido financiamento da educação e entre os entes federativos.

Biografía del autor/a

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Educação Básica.

André Cristóvão Sousa, UNESP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC).

Luan Felipe Momo, PROFMAT

Mestre em Educação (Profmat) pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor da Educação Básica.

Emanuella Silveira Vasconcelos, PUCRS

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora adjunta na Universidade Federal de Roraima, com lotação no Colégio de Aplicação - CAP/UFRR.

Luciano Roberto da Silva Leal, Universidade de Pernambuco

Mestre em engenharia da computação pela Universidade de Pernambuco. Professor de Informática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Peterson Ayres Cabelleira, UNIPAMPA

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professor da Educação Básica.

Sara Maria Souza Nogueira, IFG

Mestra em Educação  pelo Instituto Federal Goiano (IFG). Professora da Educação Básica.

Moniele de Fátima Diniz, UFCG

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora de Administração do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Publicado

2024-09-06

Cómo citar

Viudes, M. M., Sousa, A. C., Momo, L. F., Vasconcelos, E. S., Leal, L. R. da S., Cabelleira, P. A., … Diniz, M. de F. (2024). DEZ ANOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1119–1123. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15274