A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO TRIBUNAL NO JÚRI

Autores/as

  • Camilly Jesus Maciel Faculdade Santo Antônio
  • Jessica Aline Ribeiro Faculdade Santo Antônio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15208

Palabras clave:

Imparcialidade. Justiça. Sensacionalismo.

Resumen

A presente pesquisa se propõe a investigar a influência da mídia sobre o tribunal do júri, um tema de grande relevância no campo do direito penal e processual penal. O tribunal do júri, uma instituição jurídica que remonta às raízes da democracia ocidental, tem como princípio fundamental a garantia de um julgamento justo e imparcial pelos pares dos acusados. No entanto, num contexto social onde a mídia exerce um poder específico na formação de opiniões e percepções, a imparcialidade do júri pode ser significativamente comprometida. As bibliografias analisadas nesta pesquisa concentraram-se principalmente nas obras de Eugenio Raúl Zaffaroni e Aury Lopes Júnior, dois renomados juristas que abordam de maneira aprofundada a influência da mídia no sistema de justiça penal. Zaffaroni, em seus estudos sobre criminologia midiática, explora como a cobertura sensacionalista e a manipulação da opinião pública podem distorcer a realidade dos fatos e influenciar negativamente os processos judiciais. Por outro lado, Aury Lopes Júnior foca especificamente na influência da mídia sobre o tribunal do júri, discutindo o fenômeno do mimetismo midiático, onde a exposição intensa e contínua dos meios de comunicação gera uma contaminação psíquica nos jurados, comprometendo a imparcialidade e a justiça dos veredictos.

Biografía del autor/a

Camilly Jesus Maciel, Faculdade Santo Antônio

]Bacharelanda no curso de direito, Faculdade Santo Antônio- Núcleo de São José dos Campos.

Jessica Aline Ribeiro, Faculdade Santo Antônio

Bacharelanda no curso de direito, Faculdade Santo Antônio- Núcleo de São José dos Campos.

Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Maciel, C. J., & Ribeiro, J. A. (2024). A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO TRIBUNAL NO JÚRI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5079–5085. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15208