GAMIFICAÇÃO E NEUROEDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM CEREBRAL

Autores/as

  • Mariela Viviana Montecinos Vergara Miami University of Science and Technology
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de La Integracion de Las Américas
  • Adonias Nonato da Silva Pereira Conselho Federal de Fonoaudiologia
  • Daniel Pinheiro da Silva Universidad de la Integración de Las Américas
  • Maria Angélica Dornelles Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Janmes Wilker Mendes Costa Miami University of Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15061

Palabras clave:

Neurociência na educação. Gamificação educacional. Ensino híbrido. Formação docente.

Resumen

Este artigo explorou a interação entre neurociência, tecnologia e educação, com o objetivo de investigar como estratégias tecnológicas baseadas em princípios neurocientíficos podem melhorar o processo de aprendizagem em ambientes educacionais. O estudo, fundamentado numa metodologia de pesquisa bibliográfica conforme descrito por Amaral (2007), analisou uma série de publicações que abordam as aplicações e impactos da gamificação e do ensino híbrido na educação. Dentre os principais autores citados, destacam-se Cosenza e Guerra (2011), Costa (2023), Smith et al. (2020), Santana et al. (2021), e Muniz (2014), cujas obras forneceram respostas sobre a relevância da neurociência na educação e a eficácia de abordagens tecnológicas inovadoras. O estudo demonstrou que a integração de tecnologias educacionais, quando alinhada com conhecimentos neurocientíficos, não apenas engaja os alunos de maneira mais efetiva, mas também facilita uma aprendizagem mais profunda e retentiva. As conclusões enfatizaram a necessidade de formação contínua dos educadores em neurociência e tecnologias educativas, para que possam efetivamente aplicar esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas. Portanto, o artigo contribui para o campo educacional ao destacar como a aplicação consciente de estratégias tecnológicas, suportadas por evidências neurocientíficas, pode transformar a experiência educativa, promovendo um aprendizado mais adaptativo e engajador.

Biografía del autor/a

Mariela Viviana Montecinos Vergara, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Guelly Urzêda de Mello Rezende, Universidad de La Integracion de Las Américas

Doutoranda em Administração pela Universidad de La Integracion de Las Américas (UNIDA)

Adonias Nonato da Silva Pereira, Conselho Federal de Fonoaudiologia

Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).

Daniel Pinheiro da Silva, Universidad de la Integración de Las Américas

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de Las Américas (UNIDA)

Maria Angélica Dornelles Dias, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Janmes Wilker Mendes Costa, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Publicado

2024-08-06

Cómo citar

Vergara, M. V. M., Rezende, G. U. de M., Pereira, A. N. da S., Silva, D. P. da, Dias, M. A. D., & Costa, J. W. M. (2024). GAMIFICAÇÃO E NEUROEDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM CEREBRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 605–617. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15061