FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14952Palabras clave:
Formação de Professores. Tecnologia Educacional. Competências Socioemocionais. Diversidade Cultural. Políticas Educacionais.Resumen
A formação de professores no Brasil enfrenta desafios complexos em um contexto de rápidas transformações sociais, tecnológicas e econômicas. Este artigo analisa criticamente esse cenário, explorando tanto os obstáculos quanto as oportunidades emergentes. Examinar-se os desafios contemporâneos, como currículos desalinhados e saúde mental dos docentes, e as potencialidades das tecnologias digitais na promoção de uma educação inclusiva. O estudo também aprofunda a importância crescente das competências socioemocionais e culturais, essenciais em um país tão diverso. Por fim, analisa-se como políticas públicas inovadoras e parcerias intersetoriais estão redesenhando a formação docente. A pesquisa revela que, embora os desafios sejam substanciais, iniciativas criativas em tecnologia, bem-estar emocional, sensibilidade cultural e colaboração multissetorial estão mudando a preparação dos educadores, pavimentando o caminho para uma educação equitativa e humana no Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY