FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores/as

  • Daniely do Rosário Universidade Tuiuti do Paraná,Universidade Tuiuti do Paraná image/svg+xml
  • Andreia Freitas de Araújo UNEATLANTICO
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Dantas Campostrini Vieira Must University
  • Eloisa Correia de Lima Silva World University Ecumenical
  • Joelson Barreto Silva  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14952

Palabras clave:

Formação de Professores. Tecnologia Educacional. Competências Socioemocionais. Diversidade Cultural. Políticas Educacionais.

Resumen

A formação de professores no Brasil enfrenta desafios complexos em um contexto de rápidas transformações sociais, tecnológicas e econômicas. Este artigo analisa criticamente esse cenário, explorando tanto os obstáculos quanto as oportunidades emergentes. Examinar-se os desafios contemporâneos, como currículos desalinhados e saúde mental dos docentes, e as potencialidades das tecnologias digitais na promoção de uma educação inclusiva. O estudo também aprofunda a importância crescente das competências socioemocionais e culturais, essenciais em um país tão diverso. Por fim, analisa-se como políticas públicas inovadoras e parcerias intersetoriais estão redesenhando a formação docente. A pesquisa revela que, embora os desafios sejam substanciais, iniciativas criativas em tecnologia, bem-estar emocional, sensibilidade cultural e colaboração multissetorial estão mudando a preparação dos educadores, pavimentando o caminho para uma educação equitativa e humana no Brasil.

Biografía del autor/a

Daniely do Rosário, Universidade Tuiuti do Paraná,Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná.

Andreia Freitas de Araújo, UNEATLANTICO

 Máster en Educacion, Universidad Europea del Atlantico (UNEATLANTICO).

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Dantas Campostrini Vieira, Must University

Mestrando em Psicologia Organizacional, Must University (MUST).

Eloisa Correia de Lima Silva, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical (WUE).

Joelson Barreto Silva,  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação,  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Rosário, D. do, Araújo, A. F. de, Moura, C. C. de, Vieira, D. C., Silva, E. C. de L., & Silva, J. B. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1768–1785. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14952