OS BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS DA DANÇA E SEUS EFEITOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Francisco Wagner Freitas Ferreira Christian Business University- USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14944

Palabras clave:

Educação Física. Dança. Benefícios.

Resumen

A atividade física regular é considerada um dos fatores mais importantes para o estilo de vida, para a manutenção de uma boa saúde e para o aumento da expectativa de vida. A dança é considerada uma atividade que envolve a coordenação de movimentos com a música, bem como a ativação cerebral, pois é necessário aprender constantemente e relembrar novos passos. Participar da dança ajuda os adolescentes a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como resiliência, disciplina e determinação. Ensina-os a persistir em seus objetivos, apesar do fracasso e da adversidade. A dança para crianças é uma excelente maneira de melhorar sua coordenação, equilíbrio e habilidades motoras sem o risco de lesões decorrentes da prática de esportes. Para as crianças, é uma forma mais ativa de se divertir ao ar livre e manter a forma física. A dança ensina sobre autoestima, respeito próprio e autoconfiança, o que muitas vezes se traduz em melhorias em outras áreas de suas vidas, como desempenho acadêmico e saúde emocional sendo uma ótima maneira de melhorar a aptidão cardiovascular e a resistência porque requer movimento físico e força muscular, podendo ajudar na perda de peso e no desenvolvimento físico geral, o que é especialmente importante para crianças em crescimento. O objetivo desta revisão foi examinar os benefícios fisiológicos e psicológicos da dança na educação física escolar e seus efeitos em crianças e adolescentes.

Biografía del autor/a

Francisco Wagner Freitas Ferreira, Christian Business University- USA

Mestrando pela Christian Business University. Licenciatura em ciências biológicas -UNIP, licenciatura em educação física -FAVENI, especialista em microbiologia -FAVENI, especialista em metodologia do ensino de educação física FAVENI. Professor do sistema municipal de Cajazeiras -PB e da rede privada de ensino.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Ferreira, F. W. F. (2024). OS BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS DA DANÇA E SEUS EFEITOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2165–2174. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14944