ALFABETIZAR DISCENTES DOS ANOS FINAIS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MONTE SANTO, NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: QUERENÇAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Valdenúzia Moraes da Silva Educaler University
  • Elias Alves da Silva Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14815

Palabras clave:

Alfabetização. Pandemia. Aprendizagem. Desafio. Ensino fundamental.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise dos fatores que impactam no processo de alfabetizar discentes dos anos finais no contexto pós-pandêmico no colégio IEMS no município de Monte Santo -Ba, demonstrando um grande desejo de solução e um desafio nessa tarefa causada, entre outros fatores, por consequência da Pandemia da Covid-19 durante os anos 2020 e 2021. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória na qual os dados foram coletados em uma escola municipal por meio de um estudo de caso via entrevista com os sujeitos participantes. As teorias foram à luz de Magda Soares, Sônia Kreimer, Ele Franchi e para o desenvolvimento perante o tema utilizou-se o livro “Desafios da Educação Pós-Pandemia” escrito por professores. Possui o objetivo de responder: Como alfabetizar discentes que estão no nível silábico de alfabetização cursando os anos finais do Ensino Fundamental? Quais os impactos causados pela Covid-19 que foram mais prejudiciais à Educação? entre outros questionamentos. Os resultados sobre os fatores que desencadeiam alfabetizar crianças e adolescentes na referida instituição escolar; A relação professor e aluno para orientar no processo de alfabetização; elaborar estratégias pedagógicas e promover atividades adequadas que aprimorem a leitura e escrita, bem como a comunicação e expressão tornando um ambiente viável à aprendizagem dos estudantes.

Biografía del autor/a

Valdenúzia Moraes da Silva, Educaler University

Formação em Letras Vernáculas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia; Pós-graduada: Docência da Educação Básica Língua Portuguesa pela FASB - Faculdade do Sertão Baiano; Mestranda no curso de Ciências da Educação pela Educaler University.UNEB - Universidade do Estado da Bahia; FASB - Faculdade do Sertão Baiano; College Educaler University.

Elias Alves da Silva, Educaler University

Orientador do curso de Ciências da Educação pela Educaler University. Mestre e Doutor- Universidade Americana Paraguay.

Publicado

2024-07-23

Cómo citar

Silva, V. M. da, & Silva, E. A. da. (2024). ALFABETIZAR DISCENTES DOS ANOS FINAIS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MONTE SANTO, NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: QUERENÇAS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2543–2557. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14815