COLETÂNEA DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ORBE CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Elias Alves da Silva Universidade Autônoma de Assunção- Paraguay

Resumen

A atuação da gestão escolar, no contexto das mudanças e adequações, em escola de Ensino Fundamental de médio porte em Taquari - Itiúba - Bahia é o tema desta Tese. Para tanto, para a concretização de tal trabalho científico, foi escolhida a pesquisa de abordagem qualitativa, quando foi realizado um estudo de campo na Escola Evaristo Ribeiro dos Santos. Desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, a qual seguiu o tipo de pesquisa de natureza qualitativa, quando foi feito um estudo de caso na referida escola, unidade de ensino de médio porte. O sujeito pesquisado foi a diretora da escola, a Sra. Carmi Ribeiro dos Santos, sendo que o instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário semiestruturado. Vale ressaltar que esse estudo se fundamentou, em meio a outros pressupostos de estudiosos escolhidos como marcos teóricos, Libâneo (2001, 2003 e 2009), Luck (2000, 2005 e 2008), Paro (2001 e 2003) e Silva (1992). Dessa forma, como questões norteadoras a referida pesquisa, podem ser apresentadas como pergunta geral: Como afeta a gestão escolar nas mudanças da realidade institucional da Escola Evaristo Ribeiro dos Santos? Nesse contexto, para responder a tal questionamento delimitou-se o seguinte objetivo geral: Descrever os efeitos da gestão nas mudanças da realidade institucional da escola. Assim sendo, o instrumento para coleta de dados foi o questionário, sendo aplicado à gestora da referida unidade de ensino. A partir da análise e da apresentação dos resultados, confirmou-se que: primeiramente, a gestora se adaptou facilmente às mudanças, segundo, tem um conhecimento muito bom sobre como se compõe e as funções dos segmentos da gestão democrático-participativa, e terceiro, a aludida gestora vem, juntamente, com a participação da comunidade escolar, trazendo avanços para a escola pesquisada

Biografía del autor/a

Elias Alves da Silva, Universidade Autônoma de Assunção- Paraguay

Doutorado em educação pela Universidade Autonoma de Assunção (2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.E specialização em PROGESTÃO pela Faculdade Joao Calvino (2014), especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA pelo Centro Universitário Internacional (2011). Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009).

Publicado

2024-08-23

Cómo citar

Silva, E. A. da. (2024). COLETÂNEA DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ORBE CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–219. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14802

Número

Sección

E-books

Categorías