COLETÂNEA DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ORBE CONTEMPORÂNEO
Abstract
A atuação da gestão escolar, no contexto das mudanças e adequações, em escola de Ensino Fundamental de médio porte em Taquari - Itiúba - Bahia é o tema desta Tese. Para tanto, para a concretização de tal trabalho científico, foi escolhida a pesquisa de abordagem qualitativa, quando foi realizado um estudo de campo na Escola Evaristo Ribeiro dos Santos. Desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, a qual seguiu o tipo de pesquisa de natureza qualitativa, quando foi feito um estudo de caso na referida escola, unidade de ensino de médio porte. O sujeito pesquisado foi a diretora da escola, a Sra. Carmi Ribeiro dos Santos, sendo que o instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário semiestruturado. Vale ressaltar que esse estudo se fundamentou, em meio a outros pressupostos de estudiosos escolhidos como marcos teóricos, Libâneo (2001, 2003 e 2009), Luck (2000, 2005 e 2008), Paro (2001 e 2003) e Silva (1992). Dessa forma, como questões norteadoras a referida pesquisa, podem ser apresentadas como pergunta geral: Como afeta a gestão escolar nas mudanças da realidade institucional da Escola Evaristo Ribeiro dos Santos? Nesse contexto, para responder a tal questionamento delimitou-se o seguinte objetivo geral: Descrever os efeitos da gestão nas mudanças da realidade institucional da escola. Assim sendo, o instrumento para coleta de dados foi o questionário, sendo aplicado à gestora da referida unidade de ensino. A partir da análise e da apresentação dos resultados, confirmou-se que: primeiramente, a gestora se adaptou facilmente às mudanças, segundo, tem um conhecimento muito bom sobre como se compõe e as funções dos segmentos da gestão democrático-participativa, e terceiro, a aludida gestora vem, juntamente, com a participação da comunidade escolar, trazendo avanços para a escola pesquisada
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