FISIOTERAPIA MOTORA NA REABILITAÇÃO DE PÓS OPERATÓRIO PARA CORREÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTERATRIAL (CIA) E PLASTIA DE VALVA MITRAL

Autores/as

  • Caren de Magalhães Bonfim Universidade Iguaçu
  • Júlia Pontes de Oliveira Universidade Iguaçu
  • Fábio Augusto D'Alegria Tuza Universidade Iguaçu
  • Elaine Aparecida Pedrozo Azevêdo Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14798

Palabras clave:

Fisioterapia. Reabilitação. Correção de CIA. Plastia de valva mitral.

Resumen

A cirurgia cardíaca (CC) é um procedimento utilizado no tratamento de enfermidades cardiovasculares graves e apresenta taxas significativas de complicações pós-operatórias. No entanto, diversos recursos podem ser utilizados para reduzir estas complicações. O objetivo deste estudo foi sistematizar as evidências científicas sobre as técnicas de tratamento fisioterapêutico para reabilitação de pós-operatório para correção da comunicação interatrial (CIA) e plastia de valva mitral. Esse estudo é uma revisão bibliográfica, realizada pelo um levantamento bibliográfico através de 15 artigos. Por esse meio, o presente trabalho procura apresentar um estudo sobre abordagens que possam ser aplicadas na prática clínica baseada em evidências. A pesquisa surge através da estratégia PICO: Fisioterapia, Reabilitação; Correção de CIA; Plastia de valva mitral. Tendo como a finalidade deste projeto a promoção de uma revisão bibliográfica que confirma a relação entre o desempenho muscular, a dor e funcionalidade dos indivíduos com as abordagens fisioterapêuticas utilizada em pessoas com diagnóstico operatório para correção de CIA e plastia de valva mitral. Resultados: Tendo como a finalidade deste projeto a promoção de uma revisão bibliográfica que confirma a relação entre o desempenho muscular, a dor e funcionalidade dos indivíduos com as abordagens fisioterapêuticas utilizadas em pessoas com diagnóstico operatório  para correção de CIA e plastia de valva mitral. Conclusão: As intervenções fisioterapêuticas relatadas nesse estudo contribuem para o desenvolvimento de protocolos de reabilitação que podem promover ganhos e benefícios significativos aos pacientes no pós-operatório de cirurgias cardíacas.

Biografía del autor/a

Caren de Magalhães Bonfim, Universidade Iguaçu

Graduanda em Fisioterapia, Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu – RJ. 

Júlia Pontes de Oliveira, Universidade Iguaçu

Graduanda em Fisioterapia, Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu – RJ.

Fábio Augusto D'Alegria Tuza, Universidade Iguaçu

Orientador do curso em Fisioterapia, Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu – RJ,Graduação: mestre em ciências: fisiopatologia clínica e Experimental (UERJ),Instituição: Universidade Iguaçu.

Elaine Aparecida Pedrozo Azevêdo, Universidade Iguaçu

Coorientadora do curso de Fisioterapia, Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu – RJ. Fisioterapeuta e Médica. Universidade Iguaçu – Campos I.

Publicado

2024-07-02

Cómo citar

Bonfim, C. de M., Oliveira, J. P. de, Tuza, F. A. D., & Azevêdo, E. A. P. (2024). FISIOTERAPIA MOTORA NA REABILITAÇÃO DE PÓS OPERATÓRIO PARA CORREÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTERATRIAL (CIA) E PLASTIA DE VALVA MITRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 506–524. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14798