AÇÕES DE INCLUSÃO AO ESTUDANTE SURDO PARA O ENSINO BILÍNGUE NA SALA DE AULA REGULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14767

Palabras clave:

Bilíngue. Educação de surdos. Multiletramento.

Resumen

O crescimento do número de unidades escolares bilíngues demanda da necessidade de multiletramentos, destacando-se como um debate importante e emergente. No que se concerne à educação de surdos, torna-se ainda necessário devido à sua qualidade inerente à educação inclusiva. Nessa esteira o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância das ações inclusivas na educação bilíngue para surdos na atualidade, considerando as mudanças como atitudes com as quais a sociedade vem construindo e compartilhando novos significados. A problematização se insere nas dificuldades inerentes à aquisição de uma segunda língua e à política educacional. Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de revisão de literatura, tendo como proposta executar uma abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o multiletramento na educação para surdos foi marcado por inúmeros desafios devido às limitações oriundos da prática docente; entretanto, a inserção de novas técnicas e capacitação podem aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, trazendo uma nova roupagem para o processo de ensino nessa seara. Logo, conclui-se que as novas práticas no ato de alfabetizar e letrar serão repassadas para as próximas gerações, como uma nova metodologia que pode ser bastante vantajosa.

Biografía del autor/a

Angelo Mendes Ferreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Adelmo Santos Brito, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Patrícia da Silva Bispo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Sidia Oliveira Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Publicado

2024-07-02

Cómo citar

Ferreira, A. M., Brito, A. S., Bispo, P. da S., & Silva, S. O. (2024). AÇÕES DE INCLUSÃO AO ESTUDANTE SURDO PARA O ENSINO BILÍNGUE NA SALA DE AULA REGULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 339–354. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14767