USO INCORRETO DE ANTIBIÓTICOS

Autores/as

  • Wagner Marculino de Souza Santos Universidade Iguaçu – UNIG
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu – UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14662

Palabras clave:

Antibióticos. Uso irracional de antibióticos. Resistência bacteriana. Antimicrobianos. Atenção farmacêutica.

Resumen

O uso irracional dos antibióticos (UIA) pode promover a resistência das bactérias, limitando a eficácia dos tratamentos disponíveis no mercado no qual são causados pela infecção bacteriana, se tornando um problema de saúde pública. Além disso, o uso desnecessário de antibióticos pode levar a efeitos colaterais adversos, como alergias e distúrbios gastrointestinais entre outros. O objetivo geral desse trabalho é analisar de forma abrangente o impacto do uso irracional de antibióticos e suas consequências. Para a elaboração deste trabalho, Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre a terapêutica para descrever e apresentar os efeitos do uso irracional dos antibióticos, buscando referências importantes em bases de dados nacionais e internacionais. Buscando artigos entre os anos de 2020 e 2024. Conclui-se que os profissionais farmacêuticos desempenham serviços essenciais à saúde, atuando na promoção do uso racional de medicamentos e combatendo os problemas advindos do seu uso inadequado.

Biografía del autor/a

Wagner Marculino de Souza Santos, Universidade Iguaçu – UNIG

Bacharelado farmácia, Universidade Iguaçu – UNIG. 

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu – UNIG

Orientador do curso em farmácia, Universidade Iguaçu – UNIG. Pós-graduação lato sensu análises clínicas. Química Licenciatura plena. Farmacêutico Industrial.

Publicado

2024-06-19

Cómo citar

Santos, W. M. de S., & Baiense, A. S. R. (2024). USO INCORRETO DE ANTIBIÓTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3272–3287. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14662