PREVALÊNCIA DO USO DE IMUNOBIOLOGICOS PARA O TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE E SUA CORRELAÇÃO COM O CONTROLE DA DOENÇA EM PACIENTES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ (CISOP)

Autores/as

  • Jailson Junior Martini Barboza Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Vinicius Andre Guerra Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Iurik Kooiti Uchida Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Lucas Meine Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Leonardo Abreu Motta Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14627

Palabras clave:

Imunobiológicos. Artrite. Reumatologia.

Resumen

A artrite reumatoide (AR) é uma doença reumatológica com alta relevância no corpo social mundial, de elevadas taxas de incidência e prevalência. A patologia acarreta um envolvimento principalmente articular, promovendo diversas limitações físicas aos seus portadores podendo, ainda, levar a afecções extra-articulares, tais como síndrome de Sjogren e nódulos reumatoides. O tratamento da AR é baseado em medidas comportamentais e terapia medicamentosa, a qual é segmentada em 3 linhas bem definidas, compostas por drogas modificadoras da doença, tanto biológicas quanto sintéticas. As medicações imunobiológicas são uma das revoluções mais recentes no manejo da patologia e trouxeram consigo a possibilidade de melhora significativa do controle da doença e aumento qualidade de vida dos pacientes. O presente trabalho é descritivo, observacional e transversal, de caráter quantitativo e qualitativo, com o objetivo de avaliar a prevalência do uso de medicações imunobiológicas para o tratamento de AR e a sua correlação com o controle da doença.

Biografía del autor/a

Jailson Junior Martini Barboza, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em medicina (2020-2025) Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil. 

Vinicius Andre Guerra, Centro Universitário Assis Gurgacz

Médico pneumologista. Doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS obtido em 2020. Professor e Orientador da Faculdade de Medicina Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil. 

Iurik Kooiti Uchida, Centro Universitário Assis Gurgacz

Médico reumatologista.  Especialista em Reumatologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, Paraná em 2021. Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia em 2021. Professor da Faculdade de Medicina Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Cascavel-PR. Professor da Faculdade de Medicina Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Cascavel-PR.

Lucas Meine, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em medicina (2020-2025) Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.

Leonardo Abreu Motta, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em medicina (2020-2025) Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.

Publicado

2024-06-18

Cómo citar

Barboza, J. J. M., Guerra, V. A., Uchida, I. K., Meine, L., & Motta, L. A. (2024). PREVALÊNCIA DO USO DE IMUNOBIOLOGICOS PARA O TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE E SUA CORRELAÇÃO COM O CONTROLE DA DOENÇA EM PACIENTES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ (CISOP). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2922–2933. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14627