O IMPACTO DA INDÚSTRIA DA MODA NO MEIO AMBIENTE E A FRAGILIDADE DAS LEIS REGULAMENTADORAS

Autores/as

  • Fernanda Maria de Assis Bastos Faculdade Católica de Rondônia
  • Andreia Alves de Almeida DINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14588

Palabras clave:

Indústria da moda. Meio ambiente. Legislação. Danos. Superprodução das indústrias.

Resumen

Ao longo dos anos a indústria teve grande desenvolvimento na sociedade, sendo responsável por movimentar a economia, gerar empregos e favorecer a muitas famílias, todavia, é necessário destacar que não houve apenas pontos positivos. Degradação dos solos, poluição dos rios e mares, poluição atmosférica, esses são apenas alguns dos exemplos de danos causados pela superprodução da indústria.A indústria da moda através de sua superprodução tem impactado o meio ambiente? Assim, busca-se analisar se as leis regulamentadoras existentes são frágeis. O objetivo da pesquisa é examinar completamente todo esse dano causado pela indústria têxtil e também identificar como ela age atualmente para minimizar os danos que são constantemente causados. Ocorre que com toda essa problemática, o poder público se viu forçado a trazer maneiras de regulamentar e frear as indústrias, através da criação de leis específicas. Especificamente o artigo vai selecionar essa legislação e avaliar sua fragilidade, trazendo formas de reforçar essas leis e diminuir o prejuízo causado pelas indústrias. Para esse fim foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e dedutiva, para desenvolver ideias conceituais e interpretar os dados encontrados em pesquisas bibliográficas, artigos científicos, teses e livros.

Biografía del autor/a

Fernanda Maria de Assis Bastos, Faculdade Católica de Rondônia

Graduanda em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia, Porto Velho.

Andreia Alves de Almeida, DINTER

Professora Orientadora. Doutora em Ciência Jurídica DINTER entre FCR e UNIVALI. Mestre em Direito Ambiental pela UNIVEM/SP. Especialista em Direito Penal UNITOLEDO/SP. Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UNIR/RO. Especialista em Direito Militar pela Verbo Jurídico/RJ. 

Publicado

2024-06-18

Cómo citar

Bastos, F. M. de A., & Almeida, A. A. de. (2024). O IMPACTO DA INDÚSTRIA DA MODA NO MEIO AMBIENTE E A FRAGILIDADE DAS LEIS REGULAMENTADORAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2908–2921. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14588