VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: DESCUMPRIMENTO DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA

Autores/as

  • Antônio França da Costa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14383

Palabras clave:

Lei Maria da Penha. Ineficácia. Machismo.

Resumen

A Lei nº 11.340/2006 - Lei Maria da Penha é um marco da conquista das mulheres por igualdade de gênero, e tem a finalidade de prevenção, punição e erradicação da violência contra mulher, sendo o seu principal dispositivo as medidas protetivas de urgência que visam a proteção integral da vítima. No entanto, apesar da criação da lei, a violência doméstica e familiar contra indivíduos do sexo feminino ainda é recorrente, o que evidencia a ineficácia das medidas protetivas impostas, dessa forma, buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental, identificar quais os fatores que estão diante do descumprimento das medidas protetivas de urgência, analisar a sua efetividade, e como hodiernamente atua o Estado do Piauí. É valido ressaltar que estudos sobre esse tema possuem relevância cientifica e social, além de propor reascender a discussão sobre a temática vigente. Diante das pesquisas realizadas, tem-se  que para que a Lei Maria da Penha consiga exercer seu objetivo de erradicar a violência, é necessária uma atenção especial do Estado para essa problemática e assim realizar investimentos para atender as necessidades de fiscalização, atendimento e capacitação fundamentais para o apoio, as vítimas, além de promoção de campanhas educativas de igualdade de gênero, para dessa maneira fornecer segurança para quem está em situação de opressão, porém, paralisada pelo medo. Portanto, ainda há muito o que ser feito em prol de garantir a igualdade de gênero, pois se trata de um fator cultural, com raízes profundas na sociedade, com muita complexidade para sua resolução.

Biografía del autor/a

Antônio França da Costa, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelando do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues, Centro Universitário Santo Agostinho

Mestre em Direito – Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e orientador do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. 

Publicado

2024-06-04

Cómo citar

Costa, A. F. da, & Rodrigues, G. L. M. T. (2024). VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: DESCUMPRIMENTO DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 505–519. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14383