(IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: NOTAS DA REALIDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO SEBASTIÃO, MUNICÍPIO DE BREJINHO, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14223Palabras clave:
Processo Educativo. Indisciplina. Impactos negativos.Resumen
Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de abordagem quantitativa, que teve por para que a indisciplina se manifeste na escola em geral. Contudo, nem sempre objetivo investigar os fatores que contribuem para o registro da indisciplina nos anos iniciais (6º e 7º), na Escola Municipal São Sebastião Fundamental II, localizada no município de Brejinho, Estado de Pernambuco. A indisciplina vem se tornando uma problemática constante nas escolas públicas e privadas em todo o país. E este foi o principal motivo para a escolha do tema para o presente trabalho, na qual, as discussões foram embasadas, principalmente, nos seguintes autores: Jacobs et al. (2018), Kringe (2020), Oliveira e Soares (2019), Silva et al. (2021), Silva e Matos (2017) e Gomes et al. (2022). Muitos são os fatores intra e extraescolares que conspiram suas causas residem no aluno ou estão dentro da escola. Independentemente de sua causa, a indisciplina sempre produz danos ao processo educativo. Na presente pesquisa, para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário previamente estruturado. E com base nos dados coletados, pode-se constatar que a maioria dos professores entrevistados vê a indisciplina por parte do aluno como sendo um comportamento inadequado, algo que representa um sinal de rebeldia. Existe, entre os entrevistados, o entendimento sólido de que é necessário a identificação dos fatores que motivam a indisciplina escolar para que se possa promover melhor o seu enfrentamento. Outra significativa conclusão proporcionada por esta pesquisa, representa o fato de que a maioria dos participantes entende que o fator externo que mais contribui para o desenvolvimento desse problema no contexto escolar é a falta de atenção por parte dos pais. Na ótica da maioria dos entrevistados, a indisciplina em sala de aula pode ter início com simples conversas paralelas e ser ampliada pela falta de inovações metodológicas e tecnológicas; que encontra-se ligada intrinsecamente a fatores externos e internos; pode ser ampliada também, quando o professor ministra suas aulas de forma inadequada e não planejada; e que a tendência impulsiva da adolescência é o fator psicológicas que mais contribui para ampliar o referido problema. A realização da presente pesquisa foi por demais significativa. Entretanto, como se trata de um problema complexo, que sempre poderá existir no contexto escolar, é necessário a realização de contínuas pesquisas, visto que o comportamento dos jovens e adolescentes vem sendo fortemente alterado pelas mudanças que se operam na sociedade. Por fim, recomendou-se que a escola campo de pesquisa rediscuta o seu papel e elimine tudo aquilo que possa contribuir com o desenvolvimento da indisciplina em seu contexto, elegendo o diálogo como a melhor forma de se produzir a educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY