(IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: NOTAS DA REALIDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO SEBASTIÃO, MUNICÍPIO DE BREJINHO, PERNAMBUCO

Autores/as

  • Antônio Laércio Nunes da Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14223

Palabras clave:

Processo Educativo. Indisciplina. Impactos negativos.

Resumen

Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de abordagem quantitativa, que teve por para que a indisciplina se manifeste na escola em geral. Contudo, nem sempre objetivo investigar os fatores que contribuem para o registro da indisciplina nos anos iniciais (6º e 7º), na Escola Municipal São Sebastião Fundamental II, localizada no município de Brejinho, Estado de Pernambuco. A indisciplina vem se tornando uma problemática constante nas escolas públicas e privadas em todo o país. E este foi o principal motivo para a escolha do tema para o presente trabalho, na qual, as discussões foram embasadas, principalmente, nos seguintes autores: Jacobs et al. (2018), Kringe (2020), Oliveira e Soares (2019), Silva et al. (2021), Silva e Matos (2017) e Gomes et al. (2022). Muitos são os fatores intra e extraescolares que conspiram suas causas residem no aluno ou estão dentro da escola. Independentemente de sua causa, a indisciplina sempre produz danos ao processo educativo. Na presente pesquisa, para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário previamente estruturado. E com base nos dados coletados, pode-se constatar que a maioria dos professores entrevistados vê a indisciplina por parte do aluno como sendo um comportamento inadequado, algo que representa um sinal de rebeldia. Existe, entre os entrevistados, o entendimento sólido de que é necessário a identificação dos fatores que motivam a indisciplina escolar para que se possa promover melhor o seu enfrentamento. Outra significativa conclusão proporcionada por esta pesquisa, representa o fato de que a maioria dos participantes entende que o fator externo que mais contribui para o desenvolvimento desse problema no contexto escolar é a falta de atenção por parte dos pais. Na ótica da maioria dos entrevistados, a indisciplina em sala de aula pode ter início com simples conversas paralelas e ser ampliada pela falta de inovações metodológicas e tecnológicas; que encontra-se ligada intrinsecamente a fatores externos e internos; pode ser ampliada também, quando o professor ministra suas aulas de forma inadequada e não planejada; e que a tendência impulsiva da adolescência é o fator psicológicas que mais contribui para ampliar o referido problema. A realização da presente pesquisa foi por demais significativa. Entretanto, como se trata de um problema complexo, que sempre poderá existir no contexto escolar, é necessário a realização de contínuas pesquisas, visto que o comportamento dos jovens e adolescentes vem sendo fortemente alterado pelas mudanças que se operam na sociedade. Por fim, recomendou-se que a escola campo de pesquisa rediscuta o seu papel e elimine tudo aquilo que possa contribuir com o desenvolvimento da indisciplina em seu contexto, elegendo o diálogo como a melhor forma de se produzir a educação.

Biografía del autor/a

Antônio Laércio Nunes da Silva, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Silva, A. L. N. da, & Santos, M. P. M. dos. (2024). (IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: NOTAS DA REALIDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO SEBASTIÃO, MUNICÍPIO DE BREJINHO, PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5056–5078. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14223