INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores/as

  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho UNEATLANTICO
  • Alberto da Silva Franqueira Must University
  • Aline Socorro de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14170

Palabras clave:

Cultura Maker. Ensino. Inovação Pedagógica.

Resumen

Este estudo aprofundou a investigação sobre a integração da cultura Maker no currículo escolar, um movimento educacional que enfatiza a aprendizagem prática, a criatividade e a colaboração. A cultura maker incentiva os alunos a criarem, experimentarem e resolverem problemas utilizando ferramentas e tecnologias acessíveis. No contexto escolar, isso pode envolver a criação de projetos DIY (faça você mesmo) que combinam disciplinas tradicionais com habilidades práticas, como programação, design e fabricação digital. A integração da cultura Maker no currículo busca promover o pensamento crítico, a resolução de problemas e o engajamento dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI. O artigo discute estratégias para implementar essa abordagem, destacando exemplos de escolas que já adotaram com sucesso a cultura Maker em seu ensino.

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Alberto da Silva Franqueira, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST)

Aline Socorro de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestra em Letras. Teoria Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Andrade Filho, M. A. S. de, Franqueira, A. da S., Andrade, A. S. de, Botelho, S. de O., & Santos, S. M. A. V. (2024). INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4815–4821. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14170