A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA IDENTIFICAÇÃO DE ALZHEIMER

Autores/as

  • Maria Rosilda Araujo dos Santos Faculdade Mauá
  • Jenina Ferreira Nunes Universidade Católica de Brasília
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Universidade de Brasília
  • Felipe Leal Soares Centro Universitário LS
  • Paula Araujo dos Santos Landim Faculdade UDF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14159

Palabras clave:

Doença de Alzheimer. Intervenção precoce. Psicoterapia. Psicologia.

Resumen

A Doença de Alzheimer (DA) acomete pessoas de todas as classes sociais em todo o mundo, sendo classificada como a forma mais comum de demência e caracterizada por degeneração progressiva das funções cognitivas, sobretudo da memória, atenção e linguagem, requerendo intervenção de terapeutas como os psicólogos. O objetivo deste trabalho consiste em abordar a importância do psicólogo na identificação precoce da doença de Alzheimer, destacando suas contribuições específicas na identificação de sintomas cognitivos e comportamentais. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada a partir de artigos publicados entre 2015 e 2024 predominando os últimos 5 anos. Foram pesquisados estudos indexados nas bases de dados constantes da Biblioteca Virtual em Saúde (BCS) e na plataforma Google Acadêmico. Os achados sobre o conceito e estágios da DA mostraram que esta compromete as habilidades cognitivas e transcorre num processo degenerativo gradativo. O tratamento adequado, embora não possibilite a cura, pode proporcionar lentidão nesse processo e melhor qualidade de vida do indivíduo. Portanto, é crucial que o psicólogo esteja atento aos sinais iniciais e encaminhe seu cliente ao diagnóstico e tratamento precoces, pois isso pode ajudar a preservar a qualidade de vida do paciente e reduzir o impacto sobre seus entes queridos. Ficou evidenciado que o papel do psicólogo consiste na avaliação das habilidades cognitivas, envolvendo atenção, memória, humor, linguagem e funções relacionadas ao desempenho funcional. A partir desse processo avaliativo, procede ao auxílio na reaprendizagem do que pode ser aplicável no cotidiano que necessite organizar rotinas e cumpri-las. Dada a relevância do tema, sugere-se que sua abordagem seja incentivada entre os acadêmicos e entre veteranos na psicoterapia em prol da promoção de melhor qualidade de vida de pacientes com DA.

Biografía del autor/a

Maria Rosilda Araujo dos Santos, Faculdade Mauá

Faculdade Mauá, Goiás.

Jenina Ferreira Nunes, Universidade Católica de Brasília

Psicóloga. Mestranda em saúde mental e ações Terapêuticas pela Universidade Católica de Brasília.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Universidade de Brasília

Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. 

Felipe Leal Soares, Centro Universitário LS

Biólogo, Especialista, Centro Universitário LS.

Paula Araujo dos Santos Landim, Faculdade UDF

Graduada em Direito pela Faculdade UDF- Brasília. Pedagogia.

Publicado

2024-05-23

Cómo citar

Santos, M. R. A. dos, Nunes, J. F., Lopes Júnior, H. M. P., Soares, F. L., & Landim, P. A. dos S. (2024). A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA IDENTIFICAÇÃO DE ALZHEIMER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4729–4744. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14159