QUALIFICAÇÃO DOCENTE: ELO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Suzana Campos do Nascimento Centro Universitátio Santo Agostimho
  • Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger Centro Universitátio Santo Agostimho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14083

Palabras clave:

Educação infantil. Inclusão escolar. Formação docente.

Resumen

O presente trabalho realizou estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendo como foco o ambiente escolar. A pesquisa teve como norte o seguinte questionamento: de que forma a legislação garante acesso à educação inclusiva através da qualificação dos professores de crianças com TEA? Ademais, o objetivo geral desse estudo foi discorrer sobre a qualificação docente e sua essencialidade para a inclusão de crianças com TEA nas escolas. Já os objetivos específicos são analisar a relação entre a inclusão social e a educação, destacar as peculiaridades no desenvolvimento da criança com TEA e discorrer acerca da importância da atuação docente no processo de inclusão da criança com TEA. A pesquisa ocorreu metodologicamente com abordagem qualitativa, sendo feito uso de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa apontou que é necessária a qualificação docente para a ocorrência da inclusão escolar. Verificou-se também que professores preparados são mais capazes de ampliar seus métodos de aprendizagem, ofertando um ambiente mais acolhedor, adaptado e inclusivo, promovendo o desenvolvimento de forma mais eficaz.

 

Biografía del autor/a

Suzana Campos do Nascimento, Centro Universitátio Santo Agostimho

Bacharelanda do curso de  direito pelo Centro Universitátio Santo Agostimho (UNIFSA).

Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, Centro Universitátio Santo Agostimho

Doutora e Mestre em Políticas Públicas (UFPI); Especialista em Administração em Recursos Humanos UFPI); Especialista em Saúde Coletiva (UFPI); Professora e Orientadora do Centro Universitátio Santo Agostimho (UNIFSA). 

Publicado

2024-05-15

Cómo citar

Nascimento, S. C. do, & Cronemberger, I. H. G. M. (2024). QUALIFICAÇÃO DOCENTE: ELO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2908–2923. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14083