A EDUCAÇÃO DIGITAL NA RESSOCIALIZAÇÃO

Autores/as

  • Dalva Menezes do Vale Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel Cardoso Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14030

Palabras clave:

Educação Digital. Ferramentas Digitais. Ressocialização.

Resumen

O trabalho em questão aborda uma gama de ferramentas digitais que podem definitivamente ofertar um tratamento inclusivo ao adolescente, através da informação, através da arte, da formação técnica profissional, do conhecimento de outros palcos e de outros fazeres. Nesse sentido, a ferramenta digital hoje é vista como remédio e como veneno, não só pela dosagem, mas sobretudo pelo o que é cultivado nela.  À título de exemplificação, se o Sistema Socioeducativo de Semi Liberdade e de Internação tivesse por disciplina mostrar ao adolescente todas as opções que existem para que ele pudesse conhecendo-as se definir, seria verdadeiramente um alcance imenso no que se refere a ressocialização dos adolescentes. Dessa forma, imagine um adolescente tendo a oportunidade de realizar um tour virtual numa indústria, numa empresa de construção, num laboratório, então durante uma manhã seria interessante identificar as habilidades dele, como iniciou a profissão da construção civil, computadores, dentre outros. Aos adolescentes é preciso engajamento, motivação e a ferramenta digital é gigantesca. Eles iriam aprender não só a jogar videogame, mas também, como se faz e, a partir daí tais ferramentas digitais iriam contribuir positivamente na ressignificação dos projetos de vidas desses jovens.

Biografía del autor/a

Dalva Menezes do Vale, Veni Creator Christian University

Mestranda em ciências da educação- Veni Creator Christian University.

Luís Miguel Cardoso, Veni Creator Christian University

Orientador do mestrado em ciências da educação- Veni Creator Christian University.

Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Vale, D. M. do, & Cardoso, L. M. (2024). A EDUCAÇÃO DIGITAL NA RESSOCIALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2953–2965. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14030