O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CONSTRUÇÃO DE LEIS TRIBUTÁRIAS JUSTAS: A CONCRETIZAÇÃO DA JUSTIÇA FISCAL

Autores/as

  • Maria Luiza de Moura de Mello Freitas UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13999

Palabras clave:

Capacidade Contributiva. Legislação tributária. Participação Popular.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo demostrar que a participação popular na elaboração das leis é fundamental para a concretização da justiça fiscal. Neste contexto, diante da necessidade de legislações que atendam os ditames da justiça fiscal e da possibilidade de o cidadão participar da elaboração das legislações tributárias, surge a problemática: como a participação popular possibilita a construção de legislações tributárias justas e que concretizam a justiça fiscal? A pesquisa desenvolvida foi qualitativa do tipo documental bibliográfica, o método de abordagem escolhido foi o dedutivo e como método de procedimento foi adotado o método monográfico, comparativo e funcionalista. A conclusão obtida foi que para a concretização da justiça fiscal é necessária a participação social, considerando que com a participação dos cidadãos na elaboração de leis tributárias, estes podem cobrar sua elaboração em consonância com os ditames da Justiça Fiscal.

Biografía del autor/a

Maria Luiza de Moura de Mello Freitas, UNIFOR

Juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, mestranda em Direito e Gestão de Conflitos pela UNIFOR.

 

Publicado

2024-05-10

Cómo citar

Freitas, M. L. de M. de M. (2024). O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CONSTRUÇÃO DE LEIS TRIBUTÁRIAS JUSTAS: A CONCRETIZAÇÃO DA JUSTIÇA FISCAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2068–2076. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13999